Objetiva-se com esta comunicação apresentar e colocar em destaque, o discurso do Papa Bento XVI realizado durante sua visita ao Campo de Concentração em Auschwitz, no dia 28 de Maio de 2006. Em um lugar de horror e de sofrimento humano padecido por inocentes, levantam-se algumas questões que serão respondidas neste trabalho: qual é a narrativa da Igreja Católica diante sofrimento humano? As perguntas que são feitas pelo Papa Bento XVI, são respondidas no seu discurso?
Para responder as questões levantadas nessa comunicação, que trata-se de uma pesquisa qualitativa apresentando os resultados que foram encontrados nas leituras bibliográficas das inúmeras narrativas da Igreja Católica diante da dor do outro. Propomos um diálogo do discurso do papa alemão com a obra de Hans Jonas: “O conceito de Deus após Auschwitz: uma voz judia”.
O discurso de Bento XVI se transformou numa hermenêutica da religião frente ao desafio de sustentar a fé diante do problema do sofrimento e do mal causado neste lugar de horror e que nos leva a refletir sobre o papel da Teologia diante de temas tão adversos e que estão sendo estudados nesta pesquisa em andamento no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião.
Comissão Organizadora
V CONACIR - 2021
Felipe de Queiroz Souto
Ernani Francisco dos Santos Neto
Rúbia Campos Guimarães Cruz
Giovanna Sarto
Danilo Mendes
André Yuri Gomes Abijaudi
Maria Angélica F. J. Martins
Comissão Científica