IMERSÃO PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE DUAS BARRAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA ENTRE PEDAGOGIA FREINETIANA, ECOPEDAGOGIA E BIOLOGIA DO CONHECER

  • Autor
  • Aline dos Santos Ribeiro
  • Co-autores
  • Luiz Antônio Botelho Andrade
  • Resumo
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    Este Relato de Experiência apresenta a análise de uma imersão teórico-prática realizada com estudantes de doutorado no âmbito da  disciplina “Interdisciplinaridade e Questões de Ensino”, no município de Duas Barras, Rio de Janeiro. A imersão ocorreu no distrito de Monnerat, em uma fazenda de café, com o objetivo de proporcionar uma vivência interdisciplinar que aproximasse os estudantes da realidade rural, promovendo reflexões sobre a educação ambiental. A proposta se alinha à visão pedagógica da Biologia do Conhecer (MATURANA; VARELA, 1973), que concebe o conhecimento como algo coconstruído por meio da interação e da vivência entre os sujeitos de aprendizagem e da Ecopedagogia de Freinet (GONÇALVES et al. 2015). A partir destes dois principais referenciais teóricos, a imersão  buscou criar um ambiente dialógico e colaborativo entre docentes, discentes e moradores do local, no qual todos pudessem aprender a partir das experiências compartilhadas na convivência. A imersão foi realizada no distrito de Monnerat, no município de Duas Barras, RJ. As atividades, vivenciadas em um período de 3 dias consecutivos, incluíram visitas à plantação de café e as diferentes etapas da produção. Para além da observação do processo de produção, os estudantes foram desafiados a observar, com mais atenção, as dimensões ambientais e sociais, através de visitas guiadas  e de  conversas com a proprietária da fazenda e dos trabalhadores locais. Todas as observações e reflexões derivadas dos diferentes olhares foram socializadas nas rodas de conversa com todos os participantes.A Imersão proporcionou uma experiência de aprendizagem significativa para os estudantes de pós-graduação, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico e interdisciplinar, alinhado aos princípios da Biologia do Conhecer e da Pedagogia freinetiana. A imersão reforçou a ideia de que o conhecimento exigido pelas demandas sociais não estão enclausuradas em disciplinas estanques mas, ao contrário, entrelaçadas  em dimensões interdisciplinares e interculturais. Dentre as disciplinas entrelaçadas e discutidas durante a imersão se destacaram a história do lugar, a química, inerente aos adubos inorgânicos e os defensivos agrícolas, utilizados na plantação; educação ambiental, inerente à conscientização de todos para com o manejo dos rejeitos da produção do café; sociologia, inerente às condições de trabalho, moradia e proteção do homem na labuta no campo, entre outros. A pedagogia freinetiana, ao valorizar a aprendizagem experiencial, foi essencial para destacar a importância da colaboração e da co-criação do conhecimento interdisciplinar e crítico (HALAL, 209). A horizontalidade e a dialogicidade fundamentada pela Biologia do Conhecer (MATURANA; VARELA, 1995), favoreceu a participação dos discentes, do docente responsável mas, também, da proprietária e da filha de um dos trabalhadores da fazenda, nas Rodas de Conversa. A imersão demonstrou ser uma boa estratégia para integrar diferentes conteúdos disciplinares na pós-graduação - história, química, agricultura, educação ambiental, sociologia e educação, promovendo a construção coletiva do conhecimento interdisciplinar. Recomendamos a ampliação de práticas pedagógicas vivenciais e inclusivas, que considerem as necessidades locais e promovam um ambiente de aprendizagem mais humano e significativo.

     
     
  • Palavras-chave
  • Imersão Pedagógica, Educação Ambiental, Biologia do Conhecer.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
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