III CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Para quem te quero?

Faça sua inscrição
De 21 a 23 de agosto Todos os dias das 09h00 às 18h00

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

Para quem te quero?

Trata-se da organização do III Congresso Luso-Brasileiro de Divulgação Científica, a ser realizado de forma híbrida nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2025. Buscar-se-á discutir as diferentes nomenclaturas usadas para a socialização do conhecimento científico, divulgação, disseminação, popularização, entre outras; questões nacionais relacionadas à saúde, ao meio ambiente e ao intercâmbio de saberes com as populações tradicionais, assim como os fenômenos globais que ameaçam as universidades, a ciência, a democracia e a soberania nacional, tais como: colonialismo digital, negacionismo, cientificismo, desinformação e “fakesciences”.

Um outro objetivo importante do Congresso é o compartilhamento de experiências de Divulgação Científica (DC) entre Brasil e Portugal, com vistas a ampliar as alianças acadêmico-científicas entre os dois países, assim como entre os demais países da lusofonia, especialmente: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O Congresso será realizado no Núcleo de Águas e Biomassa (NAB) da Universidade Federal Fluminense e no Instituto da Computação da UFF, ambos localizados no Campus da Praia Vermelha. Embora híbrido, privilegiaremos o formato presencial, na forma de painéis temáticos, rodas de conversas, conferências, comemorações e a outorga da Medalha Ennio Candotti de Divulgação Científica às instituições e às pessoas que se destacaram nesta importante atividade – tanto do ponto de vista teórico, quanto prático, mas, também, pelo financiamento.

De forma complementar, o conteúdo do Congresso será disponibilizado nas redes sociais, em tempo real. Dentre os temas a serem debatidos, destacamos: universidade, democracia, educação e a divulgação científica: para quem te quero? A pergunta ressalta o compromisso ético-político da socialização do conhecimento científico e, portanto, não se restringe às questões de linguagem, comunicação, técnica ou letramento, mas com quem nos irmanamos nas lutas que a história nos impõe, ou seja, como nos posicionamos frente à pergunta: para quem te quero?

Inscrição no Concurso Sebastião Salgado de Fotografia Científica

Já está disponível o Edital do Concurso Sebastião Salgado de Fotografia Científica, que será realizado durante o Congresso Luso-Brasileiro de Divulgação Científica. O concurso tem como objetivo valorizar a fotografia como ferramenta de divulgação científica, estimulando novos olhares sobre a produção de conhecimento.

Acesse o edital completo:
Edital do Concurso Sebastião Salgado (PDF)

Faça sua inscrição no concurso:
Formulário de Inscrição

Participe e compartilhe sua visão científica através da fotografia!

Palestrantes

  • Adriana Melibeu
  • Adilson Vaz Cabral Filho
  • Alessandra Camacho
  • Aline Angel Varges
  • Antonio Claudio Lucas da Nóbrega
  • Bernardo Esteves
  • Breno Platais
  • Carla Rizzi
  • Carlos Damaceno
  • Carlos Minc
  • Catarina Schreck Reis
  • Charlles da Fonseca Lucas. 
  • Claudia Marcia Borges Barreto
  • Cristina Araripe Ferreira
  • Cristina Lembe Simba Teixeira de Oliveira
  • Dimitrius Borja
  • Edson Pereira da Silva
  • Erica Nogueira
  • Erico Vital Brazil
  • Erika Michele Avelino Negreiros Gonçalves
  • Felipe Xavier Neto
  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior
  • Heloá Caramuru
  • Ilma Fausto
  • Ismar de Souza Carvalho
  • Izabel Paixão
  • Jerson Lima
  • Jose Mendes Fonteles Filho
  • Juliana Benício
  • Katia Leite Mansur
  • Leonardo Giordano
  • Luciana Gatti
  • Luiz Antonio Botelho Andrade
  • Luiz Mors
  • Luís Azevedo Rodrigues
  • Marcelo Kischinhevsky
  • Marcelo Salabert Gonzalez
  • Marcelo Santos
  • Marlene Blois
  • Monica Meyer
  • Porakê Munduruku
  • Raimundo Damaceno
  • Roberto Lent
  • Ronald Raminelli
  • Roosevelt Soares
  • Silvério Figueiredo
  •  Symone Mesquita
  • Tania Araújo Jorge
  • Tulio Franco
  • Victor Hugo Gomes Ferraz
  • William Moreira

Programação

07h00 - Raimundo Damaceno Organização Comissão Organizadora
Local: Secretaria Congresso

jfasjfoejw

09h00 Abertura Cultural Abertura
Local: Auditório NAB

Início da programação com:
Vídeo institucional do III Congresso, apresentando seus objetivos, trajetória e parceiros.
Apresentação musical com Carla Rizzi, cantora lírica e intérprete consagrada no cenário operístico e popular.

09h30 Saudação ao Énnio Candotti Homenagem
Local: Auditório NAB

Saudação por: Roberto Lent (UFRJ)
Homenagem ao físico e divulgador científico Énnio Candotti, referência na defesa da ciência pública no Brasil.

09h45 Saudação ao Jerson Lima Homenagem
Local: Auditório NAB

Saudação por: Izabel Paixão (UFF)
Reconhecimento à trajetória do pesquisador Jerson Lima (UFRJ), homenageado desta edição, por sua destacada atuação científica e institucional.

10h00 Mesa Oficial de Abertura Abertura
Local: Auditório NAB

Mediação: Luiz Andrade (UFF)
Participação de autoridades acadêmicas, políticas e institucionais, com falas de boas-vindas e reafirmação do compromisso com a divulgação científica:
Antonio Claudio – Reitor da UFF
Caroline Alves – Presidente da FAPERJ
Catarina Reis – Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (Portugal)
Juliana Benício – Secretária de Ciência e Tecnologia de Niterói
Tania Araújo Jorge – Fiocruz
Raimundo Damaceno – NAB/UFF
Luiz Andrade – UFF
Roberto Lent – UFRJ
Carlos Minc – Deputado Estadual
Izabel Paixão – UFF
Jerson Lima – UFRJ (Homenageado)

11h00 Conferência Inaugural: “Verde que te quero verde” Conferência
Local: Auditório NAB

Mediação: Luiz Andrade (UFF)
Palestrante: Carlos Minc (Deputado Estadual)
Conferência de abertura com o ambientalista e ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, que abordará os desafios das políticas ambientais e o papel da ciência na construção de um futuro sustentável.

13h00 Apresentações de Trabalhos Apresentação de Trabalhos
Local: Espaços Externos do NAB

Participantes: Comunicadores, pesquisadores e estudantes.

Sessões simultâneas de apresentações de trabalhos acadêmicos, relatos de experiências e projetos de divulgação científica realizados por participantes do congresso. As apresentações serão realizadas das 13 as 15 horas, divididas em dois momentos, dependendo do número de expositores (13 `as 14 e 14 às 15) por meio de POSTERS em espaços, reservados e numerados, no rool da entrada do NAB e do Instituto de Computação.

15h00 Meninas nas Ciências em países lusófonos Mesa Temática
Local: Auditório NAB

Discussão sobre trajetórias, desafios e estratégias de inclusão e permanência de meninas e mulheres na ciência em países de língua portuguesa.

Palestrantes:

Dra. Cristina Araripe (Fiocruz)

Dra. Cristina Oliveira (Universidade Óscar Ribas – Angola)

Dra. Adriana Melibeu (UFF)

Heloá Caramuru (UFF)

15h00 Sonoro, Ético e Engajado – Do Rádio de Freire ao Podcasting na Divulgação Científica Mesa Temática
Local: Auditório IC

Mediador: Luiz Andrade – Universidade Federal Fluminense (UFF)

A mesa propõe uma reflexão sobre o potencial das mídias sonoras, como o rádio e o podcast, na construção de uma comunicação científica acessível, crítica e transformadora. Inspirada nos princípios pedagógicos de Paulo Freire, a discussão abordará como a escuta, o diálogo e a ética comunicacional são fundamentais para práticas de divulgação científica mais inclusivas e engajadas com as realidades sociais.

Palestrantes:

Marcelo Salabert Gonzalez

16h35 Divulgação Científica em Saúde: Legado de dois Pioneiros - Carlos Chagas e Vital Brazil Mesa Temática
Local: Auditório NAB

Mediador: Luiz Andrade (UFF)

Análise do papel histórico de Carlos Chagas e Vital Brazil na divulgação da ciência em saúde pública, e como seus legados ainda inspiram práticas atuais.

Palestrantes:

Érico Vital Brazil (Casa de Vital Brazil)

Tania Araújo Jorge (Fiocruz – RJ)

16h35 A Máquina Ajuda, Mas a História é Nossa Mesa Temática
Local: Auditório IC

Mediador: Luiz Andrade – Universidade Federal Fluminense (UFF)

A mesa propõe uma reflexão crítica sobre o papel das tecnologias digitais na preservação e na comunicação do conhecimento histórico e científico. A discussão gira em torno dos limites e das possibilidades da inteligência artificial e de ferramentas computacionais quando aplicadas à divulgação da ciência, considerando o protagonismo humano na construção das narrativas.

Palestrantes:

Luís Azevedo Rodrigues – Divulgador científico e diretor do Centro Ciência Viva de Lagos (Portugal)

Roosevelt Soares – Universidade Federal Fluminense, colaborador do Labaciencias / UFF

18h00 Apresentação Cultural Apresentação
Local: Terraço NAB

Atividade artística e de entretenimento com música.

09h00 Divulgação Científica e Literatura - O Ser-Tão de Guimarães Rosa Mesa Temática
Local: Auditório IC

Mediador: Luiz Mors (UFF)

Exploração das conexões entre literatura, ciência e educação a partir da obra de Guimarães Rosa, com destaque para a poética do sertão e sua potência divulgadora de saberes.

Palestrante:

Monica Meyer – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

09h00 História da ocupação humana nas Américas Mesa Temática
Local: Auditório NAB

Mediador: Luiz Antonio Botelho Andrade

Nesta mesa, o foco recai sobre a construção do conhecimento arqueológico e antropológico a partir de uma perspectiva jornalística. A ocupação humana nas Américas será explorada sob a ótica da divulgação científica.

Palestrante:

Bernardo Esteves – Jornalista científico e colaborador da revista piauí

10h30 Ciência, Ancestralidade e Bem-viver Mesa Temática
Local: Auditório NAB

Mediador: Túlio Franco

Mesa dedicada ao diálogo entre saberes científicos e tradicionais, com enfoque nas práticas de bem viver e nas cosmovisões indígenas.

Palestrantes:

José Fonteles – Universidade Federal do Ceará (UFC)

Munduruku – Representante de povos originários

10h30 Viagens Filosóficas e o Gabinete de Curiosidades Mesa Temática
Local: Auditório IC

Mediador: Ismar de Souza Carvalho

Reflexão sobre os modos históricos de circulação do conhecimento e os dispositivos narrativos da ciência, com foco nas viagens filosóficas e na ideia do “gabinete de curiosidades” como precursor dos museus científicos.

Palestrante:

Ronald Rominelli – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Dra. Catarina Reis (Museu da Ciência – Universidade de Coimbra)

13h00 Apresentações de Trabalhos Apresentação de Trabalhos
Local: Espaços Externos do NAB

Participantes: Comunicadores, pesquisadores e estudantes.

Sessões simultâneas de apresentações de trabalhos acadêmicos, relatos de experiências e projetos de divulgação científica realizados por participantes do congresso.

14h00 Concurso Sebastião Salgado de Fotografia Científica Competição
Local: NAB

Inscrição no Concurso Sebastião Salgado de Fotografia Científica

Já está disponível o Edital do Concurso Sebastião Salgado de Fotografia Científica, que será realizado durante o Congresso Luso-Brasileiro de Divulgação Científica. O concurso tem como objetivo valorizar a fotografia como ferramenta de divulgação científica, estimulando novos olhares sobre a produção de conhecimento.

Acesse o edital completo:
Edital do Concurso Sebastião Salgado (PDF)

Faça sua inscrição no concurso:
Formulário de Inscrição

Participe e compartilhe sua visão científica através da fotografia!

15h00 A Responsabilidade das Plataformas Digitais Faz Toda a Diferença Mesa Temática
Local: Auditório IC

O Marco Civil da Internet de 2014 teve um grande debate sobre seu artigo 19 - a responsabilidade das plataformas - que não está regulada de todo. O PL 2630 foi uma tentativa e a retomada precisa ainda atualizá-lo, principalmente em função do papel das IAs. Embora o Marco Civil seja sempre citado, por conta do papel de mobilização nacional e internacional que teve quando de seu debate, a responsabilidade das Plataformas é a principal questão a ser discutida na atualidade e temática imprescindível para uma divulgação científica que valorize a Internet como ambiente democrático. Daí o tema desta presente Mesa temática: "A responsabilidade das plataformas digitais faz toda a diferença!".

15h00 Divulgação Científica e Democracia Mesa Temática
Local: Auditório NAB

Mediador: Leonardo Giordano – Secretário das Culturas de Niterói

Discussão sobre o papel da divulgação científica no fortalecimento da democracia, da participação cidadã e da circulação crítica do conhecimento na sociedade.

Palestrantes:

Edson Pereira da Silva – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Felipe Xavier Neto – Programa de Pós-Graduação em Ciencias, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn-UFF)

16h35 Divulgação Científica em Museus, Escolas e Espaços Públicos no Brasil e Portugal Mesa Temática
Local: Auditório IC

Debate sobre práticas e experiências de popularização da ciência em diferentes ambientes educativos e culturais nos dois países.

Palestrantes:

Dra. Catarina Reis (Museu da Ciência – Universidade de Coimbra)

Dra. Erika Negreiros (Pavilhão Carlos Chagas – UFRJ)

Erica Nogueira (Casa da Descoberta – UFF)

Aline Angel (Rede BIOUFF)

16h35 Divulgação Científica e Políticas Públicas Mesa Temática
Local: Auditório NAB

Mediador: Luiz Andrade – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Debate sobre a articulação entre ciência, política e gestão pública na formulação de políticas de divulgação científica em nível local e nacional.

Palestrantes:

Leonardo Giordano – Prefeitura Municipal de Niterói (PMN)

Juliana Benício – Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói

Leila Gatti - Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal Fluminense

19h00 Quiz Acadêmico Competição
Local: Terração NAB

Mediador: Victor Hugo Gomes Ferraz

Atividade interativa de encerramento do segundo dia de congresso, o Quiz Acadêmico é uma competição leve e divertida voltada ao público participante. O quiz testará conhecimentos gerais em ciência, história e cultura, promovendo integração entre estudantes, pesquisadores e convidados.

Participação mediante inscrição prévia
Premiações para as equipes vencedoras

09h00 Pelos Caminhos de Darwin Imersão
Local: Fazenda Itaocaia (Maricá – RJ)

Mediadora: Dra. Katia Mansur

Atividade de campo inspirada nas viagens e observações naturalistas de Charles Darwin, realizada em meio à paisagem natural da Fazenda Itaocaia, em Maricá (RJ). A proposta é promover uma vivência científica e educativa sobre geodiversidade, biodiversidade, história natural e práticas de observação do ambiente, aproximando os participantes da ciência em seu contato direto com a natureza.

Participação mediante inscrição prévia
Atividade com duração estendida – inclui deslocamento e trilha interpretativa

15h00 Fórum - Popularização da ciência para quem e por que te quero? Fórum
Local: Fazenda Itaocaia

Fórum - Popularização da ciência para quem e por que te quero? A pergunta suscita reflexões e ações importantes para o país. Assim, o Fórum tem o objetivo de promover reflexão, discussão e proposição de ações voltadas à popularização da ciência considerando as consequências deletérias geradas por informações mentirosas e retrógadas à respeito de fatos e evidências científicas.

Carregando área de inscrição

Local

NAB - Núcleo de Aguas e Biomassa da UFF, 24210-330, Rua Edmundo March, Campus da Praia Vermelha., São Domingos, Niterói, Rio de Janeiro
Ver no mapa

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

Organizador

LABACIENCIAS

O Laboratório de Audiovisual Científico (LABACIÊNCIAS) foi pensado e criado para produzir e socializar filmes e materiais educativos, no formato audiovisual e digital, com vistas a apoiar docentes e discentes no processo ensino-aprendizagem de temas científicos. Coordenado pelo biólogo, pesquisador e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Luiz Antonio Botelho de Andrade, o projeto recebeu incentivo da FAPERJ e do CNPq, através de editais de preparação de material didático e socialização do conhecimento científico. Com estes incentivos iniciais, foram produzidos mais de dez filmes da Série Educativa “Quem foi que disse?” mas também artigos, resenhas, questões de aprendizagem, entrevistas, fotografias científicas, imagens de apoio, projetos de pesquisa, grande parte disto disponibilizado neste site e em outros dois blogs vinculados (http://conhecereconhecimento.blogspot.com.br/2010/05/dialetica-dialogo-e-conversa-parte-ii.html; http://quemfoi-quedisse.blogspot.com.br/).