O Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (EMCCF), fundado em 2000, é um museu de pesquisa e divulgação de conhecimento vinculado ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ. Seu principal objetivo é promover a disseminação científica à sociedade, destacando a contribuição de Carlos Chagas Filho para a institucionalização da pesquisa acadêmica no Brasil. Embora o museu tenha um foco nas Ciências da Saúde, suas atividades são interdisciplinares, abrangendo áreas como linguística e literatura, conservação e restauração, alfabetização midiática, história da ciência, serviço social e ciências biológicas. Este trabalho reflete sobre as oficinas de ciências realizadas pelo EMCCF, direcionadas a alunos de escolas públicas do Ensino Básico, com foco no desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas.
O objetivo deste estudo é analisar o desenvolvimento dessas oficinas, destacando sua importância na disseminação de conhecimentos científicos, no estímulo ao pensamento crítico e na superação de estereótipos sociais. A pesquisa busca compreender como as oficinas contribuem para a formação de um senso crítico nos alunos e sua relação com a divulgação científica no contexto educacional.
A metodologia adotada é qualitativa e de caráter exploratório. Para a coleta de dados, serão utilizados questionários e grupos focais aplicados aos alunos oriundos de escolas públicas de zonas periféricas da cidade do Rio de Janeiro. A proposta é compreender, por meio desses instrumentos, a percepção dos estudantes em relação às oficinas, bem como os impactos dessas atividades em sua formação crítica.
Além disso, a atuação dos mediadores nas oficinas terá como foco a adaptação da linguagem acadêmica e da abordagem dos conteúdos científicos ao público-alvo. A fundamentação teórica baseia-se na interseção entre divulgação científica, educação básica e formação do senso crítico, com apoio em autores como Silva et al. (2019), Lewenstein (2003) e Freire (1996).
A análise dos dados buscará identificar os impactos das oficinas na percepção dos alunos quanto ao conhecimento científico e ao pensamento crítico. Espera-se que os resultados revelem que a mediação nas oficinas escolares é capaz de promover um espaço de reflexão, permitindo que os alunos questionem conceitos científicos e sociais de forma interativa e significativa.
Outro aspecto a ser discutido é a importância da linguagem acessível utilizada pelos mediadores que contribui diretamente para a eficácia da divulgação científica. A interdisciplinaridade das oficinas também será abordada, pois promove uma visão menos segmentada da ciência, favorecendo a desconstrução de barreiras sociais e culturais no ambiente escolar.
Com base nos dados esperados e nas discussões teóricas, supõe-se que as oficinas promovidas pelo EMCCF contribuem significativamente para o fortalecimento do pensamento crítico entre os alunos, estimulando sua curiosidade, participação e questionamento.
Ao integrar saberes diversos e utilizar metodologias participativas, o EMCCF reforça a importância da divulgação científica como ferramenta educativa transformadora, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Conclui-se que essas ações representam uma importante contribuição para o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, oferecendo novos subsídios ao conteúdo escolar e reforçando o papel da universidade na promoção da ciência acessível.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LEWENSTEIN, B. Models of public communication of science and technology. Ithaca, NY: Cornell University, 2003. Disponível em: https://hdl.handle.net/1813/58743. Acesso em: 29 abr. 2025.
SILVA, R.; ALVES, M.; SILVA, T. Oficina de divulgação científica com alunos da educação básica: contribuindo para aprendizagens em Ciências. In: Anais do III Congresso Nacional de Ciências Naturais/da Natureza. Brasília: UnB, 2019. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/concinat2018/121594-oficina-de-divulgacao-cientifica-com-alunos-da-educacao-basica--contribuindo-para-aprendizagens-em-ciencias. Acesso em: 24 abr. 2025.