Impactos antrópicos em ecossistemas marinhos como a poluição e o derramamento de resíduos são uma das principais causas que prejudicam a qualidade do estoque pesqueiro. Isso ocorre muitas vezes, pois determinados resíduos como organoclorados, que possuem ligações covalentes entre carbono e cloro, se acumulem nos tecidos de diversas espécies afetando diretamente a saúde do ecossistema, inclusive de espécies ameaçadas. A Baía de Guanabara sofre com a contaminação de resíduos, afetando o ciclo de vida de espécies que usam o estuário como berçário, como a raia Gymnura altavela. A espécie utiliza os estuários para desovar e seu ciclo inicial de vida é dentro da Baia de Guanabara, podendo se deslocar para ecossistemas marinhos quando atinge a maturidade sexual. Dessa maneira, torna-se necessário ferramentas que sejam pontes para a conservação, como a educação ambiental. A educação ambiental é uma forma de formação de pensamentos críticos de forma aprofundada, que faz com que os indivíduos formem pensamentos críticos e auxiliem na preservação. Este projeto utilizará mapas feitos no software QGIS, confeccionados, impressos e plastificados a fim de promover conhecimento das diversas regiões da Baia de Guanabara na zona metropolitana no estado do Rio de Janeiro. Além disso, o estudo fará impressões 3D, modelando através do software Zbrush dando dimensões tridimensionais as imagens, após este processo as imagens de ovos, indivíduos juvenis e adultos serão confeccionadas em tamanhos proporcionais. Após a confecção do mapa e das figuras, serão aplicados questionários antes e depois da explicação a respeito do ciclo de vida e da caracterização da Baia de Guanabara e suas principais ameaças e a importância da Baia para a preservação de espécies ameaçadas, a fim de comparar os conhecimentos antes e depois dos indivíduos que estarão presentes, a fim de avaliar o processo de aprendizagem a respeito da espécie e da Baia de Guanabara.