DESAFIOS E APRENDIZADOS DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM NA CONSTRUÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO EM HEMATOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Kelly Oliveira Abrahão Gomes
  • Co-autores
  • Mariana Viegas Boieiro , Thiago Ferreira de Freitas
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO

    O estudo de caso é uma metodologia ativa essencial na formação em saúde, pois permite o aprofundamento na análise de problemas complexos advindos do cuidado em saúde. A Enfermagem, por meio do Processo de Enfermagem, utiliza essa abordagem para planejar e implementar cuidados qualificados e sistematizados aos pacientes. A vivência no cenário de prática hospitalar, com o contato direto e as histórias dos pacientes, desafia os estudantes a lidar com emoções e limites, consolidando o conhecimento teórico de forma mais humana. A hematologia possui grande relevância clínica tendo em vista o aumento nas estimativas de novos casos de leucemia e linfomas no Brasil para o biênio 2023-2025 (INCA, 2023). Nesse cenário, o desenvolvimento de um estudo de caso emergiu como uma estratégia crucial para o aprimoramento do raciocínio clínico e da autonomia no cuidado de enfermagem das graduandas, fortalecendo o aprendizado a partir do ato potente de produção e disseminação do conhecimento sobre a temática.

     

    OBJETIVO

    Relatar a experiência de graduandas em enfermagem na elaboração de um estudo de caso em hematologia como parte das atividades do ensino teórico-prático da disciplina Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso I.

     

    CONTEXTO

    Trata-se de disciplina obrigatória oferecida aos alunos do sexto período do curso de graduação em enfermagem. Nela, os alunos aprimoram seus conhecimentos a partir do ensino teórico-prático nas enfermarias de clínica médica e de hematologia e, unidade coronariana de um Hospital Universitário localizado no município de Niterói, Rio de Janeiro.

     

    DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA 

    A construção do estudo de caso ocorreu no primeiro semestre de 2025 com o levantamento de dados do paciente com diagnóstico de leucemia promielocítica aguda (via prontuário, entrevista, exame físico e informações da equipe de saúde na clínica de hematologia), proporcionando contato direto com a realidade prática. Em seguida, o caso foi discutido com colegas e professores, e uma revisão bibliográfica aprofundada sobre a temática foi conduzida. O processo culminou na elaboração de diagnósticos de enfermagem, intervenções e resultados esperados, aplicando a metodologia do Processo de Enfermagem, possibilitando a articulação constante entre teoria e prática e consolidando o conhecimento das graduandas.

     

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

    A experiência proporcionou importantes contribuições para a formação em Enfermagem como o fortalecimento de competências essenciais, capacidade de análise e raciocínio crítico em situações complexas, além do rigor na produção científica. Contudo, a vivência prática também possibilitou lidar com sentimentos de angústia, insegurança, empatia e esperança diante das histórias de vida no setor. O acolhimento de profissionais, professores e dos pacientes foi crucial para amenizar nossos anseios, criando um ambiente de segurança e apoio. Escutar os pacientes e preservar sua autonomia e individualidade, inclusive observando a interação entre aqueles que passavam por situações semelhantes, evidenciando a resiliência humana e o poder do apoio mútuo, foram pontos fundamentais para estabelecimento do vínculo no cuidado. A prática, ao unir a teoria à realidade complexa e emocional da clínica, tornou o aprendizado mais humano e significativo, indo além da construção do estudo de caso. Ao traduzir conteúdos técnicos da onco-hematologia em linguagem acessível, não só ampliou o alcance do conhecimento, mas reforçou a capacidade de produzir ciência relevante e humanizada a partir da vivência prática, refletindo a integralidade do cuidado em enfermagem.


    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    A elaboração do estudo de caso revelou-se profundamente enriquecedora para a formação profissional e pessoal. A vivência prática e a busca ativa por informações foram cruciais para o aprendizado em hematologia, o aprimoramento do raciocínio clínico e o desenvolvimento de escuta, empatia e cuidado integral. Este material demonstrou eficácia não apenas para fins educativos, mas também como ferramenta de aproximação entre o saber científico e a sociedade. Iniciativas que posicionam o estudante como protagonista do próprio conhecimento aprofundam a compreensão e colaboram para a produção e popularização da ciência desde a graduação, formando profissionais críticos e reflexivos aliados à sensibilidade e olhar integral ao paciente.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

     

    1. NEVES, T.M.P. das et al. A atuação do enfermeiro na consulta de enfermagem ao paciente hematológico: relato de experiência. Research, Society and Development, v.10, n.4,p.e15810413916,2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i4.13916. 

    2. PISSAIA,L.F.Estudo de caso como estratégia de ensino em saúde.Revista Signos, v.42, n. 2, 2021. DOI:10.22410/issn.1983-0378.v42i2a2021.2736.

    3. PONTES, P. Doenças Hematológicas: um guia essencial sobre o assunto. INGOH, 2024. Disponível em: https://ingoh.com.br/doencas-hematologicas-um- guia-essencial-sobre-o-assunto. Acesso em: 20 jul. 2025.

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, Estudo de Caso, Hematologia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
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