A divulgação científica (DC) é considerada um espaço de comunicação com a sociedade, capaz de veicular não somente os resultados das produções científicas e suas implicações sociais, mas também de abordar aspectos relacionados à ciência e aos cientistas. No entanto, esses aspectos são frequentemente invisibilizados em algumas práticas de DC, que se limitam à apresentação de conceitos científicos e/ou reforçam imagens estereotipadas do cientista (Lorenzetti et al., 2021). Conforme Latour (1997, 2000), o trabalho do cientista envolve a relação com uma complexa rede de atores humanos e não humanos, internos e externos ao laboratório, sociais e científicos, que se entrelaçam na construção dos fatos. Assim, com o intuito de promover uma divulgação mais realista das carreiras científicas e da estrutura da produção da ciência, o projeto de extensão “Hoje Vi um Cientista”, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), realiza encontros na universidade entre cientistas e estudantes da Educação Básica. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar, sob a perspectiva da sociologia da ciência de Bruno Latour, as ideias sobre o fazer científico e o trabalho do cientista expressas pelos pesquisadores durante os encontros.