Museus e centros de ciência tem um papel crucial na inclusão das pessoas com deficiência (PcD). Por serem espaços de formação de identidade social (Pollak, 1989; Nora, 1993) e de aprendizagem de ciências (Falk et al, 2016), eles permitem as PcD acessar e usufruir dos seus direitos à educação, ciência e cultura (ONU, 1948; ONU, 2006). Todavia, PcD ainda enfrentam barreiras que os impedem de participarem integralmente desses espaços (OMS, 2012). Dessa forma, os espaços científicos-culturais precisam realizar esforços intencionais para tornar os espaços acessíveis e inclusivos a esse público, cumprindo com a nova definição de museus do Conselho Internacional de Museus (ICOM, s/a.). Nesse cenário, é fundamental que os museus e centros de ciência realizem diagnóstico dos seus espaços para identtificar suas potencialidades, a fim de delinear estratégias para o estabelecimento de uma forte política institucional de acessibilidade. Frente a isso, este relato de pesquisa visa compartilhar o diagnóstico do potencial de acessibilidade do centro de ciência UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado em Coimbra, Portugal.