CONHECIMENTO NA VEIA: INOVAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE COM O PROJETO POR DENTRO DO SANGUE COM ARTECIÊNCIA

  • Autor
  • Taiana Lílian Costa de Oliveira
  • Co-autores
  • Tania Cremonini de Araujo-Jorge , Luciana de Almeida Garzoni
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO

    Por dentro do Sangue com ArteCiência é uma iniciativa de Popularização da Ciência desenvolvida no alicerce CienciArte, uma abordagem transdisciplinar que conecta os pensamentos lógico e simbólico por meio da percepção e da subjetividade, solidando a aprendizagem de conceitos complexos. O projeto itinerante já passou por seis estados do Brasil, sendo visitado por mais de 5.000 pessoas desde sua inauguração em 2019. Atua através da Artéria Móvel, uma Arte-Instalação cenográfica imersiva desenvolvida de modo a representar o interior de um vaso sanguíneo e os principais elementos do sangue. O projeto fundamenta-se na perspectiva onde visualizar em grande escala de tamanho como ocorre um problema vascular ou pegar na mão um modelo de hemácia ou glóbulo branco pode ajudar na compreensão do que é a doença, possibilitando o diálogo acerca de causas, tratamentos e prevenção. Tal compreensão estrutura um empoderamento na apropriação de informações, oportunizando trocas e ações de forma benéfica para si e para os outros, viabilizando planos e novas práticas para aprimorar a qualidade de vida.

    OBJETIVO

    Contribuir para a comunicação e educação científica com diversos tipos de público, apresentando conceitos significantes que possibilitem a conexão entre o conteúdo científico e a vivência do participante, viabilizando a Promoção da Saúde através da sensibilização.

    DESCRIÇÃO

    No ano de 2024 buscamos diferentes parcerias e colaborações para as exposições itinerantes do projeto. Participamos de quatro ações expositivas e interativas, iremos descrever a seguir como ocorreu cada uma dessas breves parcerias.

    25 Anos do Museu da Vida (Fiocruz): O projeto foi convidado para compor as diversas atividades de comemoração voltadas para todos os tipos de público. Boa parte dos participantes eram moradores de comunidades do entorno da Fiocruz (Maré e Manguinhos, Rio de Janeiro) e de funcionários e suas famílias. A Arte-Instalação ficou montada no Salão de Exposições e recebeu cerca de 2.000 visitantes, abordando a temática Vacinas: Imunidade em Dia!, contando com duas funcionárias do Museu da Vida para ajudar na mediação, passando por um breve treinamento no dia do evento através do roteiro de mediação temático. Fiocruz pra Você 2024: é um evento anual promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que combina vacinação com atividades culturais e de divulgação científica. Em 2024 o evento comemorou 30 anos, e o Por Dentro do Sangue participou abordando novamente a temática Vacinas: Imunidade em Dia!. Foram convidados dois estudantes de graduação do primeiro período de medicina da UFF para atuar na atividade, e relataram a importância da experiência para suas vidas acadêmicas. Nessa fase da graduação tendem a reproduzir a linguagem acadêmica como sinal de competência, o que pode dificultar a tradução desses conteúdos para uma linguagem acessível ao público em geral. Assim, afirmaram que a atividade possibilitou superar a barreira da adaptação da linguagem na comunicação com o público como processo educativo por si só. Expresso Chagas XXI na SBPZ 2024: a Artéria Móvel participa das expedições do Expresso abordando o roteiro temático Trypanossoma Quem? A fase Aguda da Doença de Chagas, desde sua inauguração em 2019. O ECXXI se caracteriza enquanto uma Tecnologia Social que realiza expedições em um trem imaginário com vagões temáticos e uma estação de trem inicial (Lassance), fazendo uma analogia com a história da descoberta da doença de Chagas, feita pelo cientista Brasileiro Carlos Chagas. Entre os dias 04 e 07 de novembro, foi celebrado 50 anos da Reunião Anual sobre Pesquisa básica em Doença de Chagas e a XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia. O evento aconteceu em Caxambu (MG) e o ECXXI foi convidado, recebendo o público seleto de pesquisadores e congressistas e, também, visitas escolares de alunos do Ensino Médio. 20 Anos da Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS–IOC, Fiocruz): tratou-se da comemoração de aniversário do programa, expondo a Artéria Móvel para alunos, egressos, funcionários e docentes. Foi uma participação especial para a equipe do projeto, pois foi essa pós-graduação que viabilizou sua contribuição na pesquisa acadêmica. Sua criação, experiências de itinerâncias, relatos dos participantes e a validação de metodologias ativas foram descritos na Tese de Doutorado originada do Por dentro do Sangue com ArteCiência. A tese ganhou Menção Honrosa na categoria Saúde Coletiva do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, e por esse destaque, o projeto foi convidado para exposição na comemoração dos 20 anos do programa.

     

    RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS

    Nas ações de Popularização da Ciência desenvolvidas pelo projeto, a aprendizagem deixa de ser apenas a assimilação objetiva de dados e passa a ser uma construção subjetiva de sentido, vinculada à realidade e às vivências do aprendiz. Os participante tendem a atribuir um significado real ao conhecimento apresentado quando este se conecta diretamente a uma problemática que o afeta pessoalmente ou socio culturalmente. Essa observação confirma uma premissa essencial da teoria da aprendizagem significativa: o conhecimento só se estrutura de forma profunda e duradoura quando há uma necessidade ou motivação real para aprender. Em contextos educativos, sobretudo em ações Promoção da Saúde, como nas temáticas abordadas, Vacinas e Doença de Chagas, o conhecimento abordado se relaciona com questões que dizem respeito à saúde do participante, sua comunidade ou seus valores culturais, há um engajamento afetivo e cognitivo que potencializa a retenção e a ressignificação do conteúdo.

     

  • Palavras-chave
  • CienciArte, Cenografia na Saúde, Popularização da Ciência.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
Voltar Download