Paula da Silva Kujbida, doutora, UFF, paulak@id.uff.br
Guilherme Castro Luz da Silva, mestrando, UFF, guilherme_castro@id.uff.br
Leandro Vargas Barreto de Carvalho, mestre, UFF, leandrovargas@id.uff.br
INTRODUÇÃO
As Novas Substâncias Psicoativas (NSP) constituem um conjunto heterogêneo de compostos sintéticos criados para mimetizar os efeitos de drogas ilícitas convencionais, como os canabinoides artificiais e as catinonas (COSTA et al., 2021). O consumo dessas substâncias tem sido associado ao aumento expressivo de casos de intoxicação aguda. A desinformação que circula nas redes sociais sobre as NSP contribui para a banalização de seus riscos toxicológicos, especialmente entre jovens, o que demanda estratégias de divulgação científica acessíveis e eficazes (SANTOS et al., 2024). Nesse contexto, o uso de plataformas digitais, como o Instagram, mostrou-se promissor como recurso educativo para aproximar o conhecimento acadêmico da população.
OBJETIVO
Relatar uma experiência didático-extensionista que utilizou o Instagram como ferramenta de divulgação científica sobre toxicologia de NSP, promovendo o engajamento estudantil e o combate à desinformação.
CONTEXTO
A atividade foi realizada no âmbito da disciplina Toxicologia Geral do curso de Farmácia da Universidade Federal Fluminense, entre 2023 e 2025. Participaram três turmas diferentes: a primeira, em 2023, com 22 alunos; e, em 2025, duas turmas, com 24 e 40 alunos respectivamente. A proposta integrou o ensino de toxicologia a práticas extensionistas, visando a formação cidadã e comunicativa dos futuros profissionais de saúde.
DESCRIÇÃO
Os estudantes foram organizados em grupos temáticos, cada um responsável por uma classe de NSP (como piperazinas, feniletilaminas, canabinoides sintéticos e catinonas). A atividade consistiu em pesquisa bibliográfica supervisionada, elaboração de postagens informativas para o Instagram da disciplina e orientação sobre linguagem acessível, ética na comunicação científica e design visual. Cada postagem deveria incluir informações sobre os efeitos adversos, os principais riscos toxicológicos e, quando possível, a descrição de um caso real de intoxicação noticiado na mídia. Ao final do processo, os cards foram publicados no perfil institucional do projeto.
RESULTADOS
A iniciativa demonstrou forte potencial de impacto social e pedagógico. Em 2023, quatro postagens geraram 1.733 curtidas em cinco dias. Em 2025, as turmas seguintes produziram outras oito postagens: a turma com 24 estudantes teve 1.376 curtidas em nove dias; a de 40 alunos obteve 2.915 curtidas em apenas três dias. Além do alcance expressivo, os estudantes desenvolveram habilidades em síntese de informações, comunicação científica, senso crítico e trabalho colaborativo. O uso de uma rede social familiar ao público-alvo e aos próprios estudantes ampliou o engajamento com o conteúdo e a motivação para o estudo das NSP, tema desafiador e contemporâneo da toxicologia.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A experiência evidenciou o valor pedagógico da articulação entre ensino e extensão por meio de redes sociais digitais, promovendo a divulgação científica com linguagem acessível e foco em saúde pública. A atividade favoreceu a formação de estudantes mais conscientes de seu papel social, críticos frente à desinformação e preparados para dialogar com a sociedade. Ao transformar conhecimento técnico em comunicação de utilidade pública, a proposta reafirmou a importância da universidade na promoção da ciência como bem comum.
COSTA, J. L.; LANARO, R.; CAZENAVE, S. O. S. Drogas sintéticas e novas substâncias psicoativas. In: OGA, S.; BATISTUTO, J. A. O. Fundamentos em Toxicologia. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2021. p. 533-557.
SANTOS, M. G. dos; NASCIMENTO, R. J. A. do; FERREIRA, F. C. L.; POSSAS, H. de M.; VESCOVI, V. Uncovering the universe of New Psychoactive Substances (NPS): understanding the mechanisms of action and adverse effects in an accessible and didactic way. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 10, p. e9158, 2024.