UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INTOXICAÇÃO POR NOVAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

  • Autor
  • Paula da Silva Kujbida
  • Co-autores
  • Guilherme Castro Luz da Silva , Leandro Vargas Barreto de Carvalho
  • Resumo
  •  

    Relato de Experiência

     

    UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INTOXICAÇÃO POR NOVAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

    Paula da Silva Kujbida, doutora, UFF, paulak@id.uff.br

    Guilherme Castro Luz da Silva, mestrando, UFF, guilherme_castro@id.uff.br

    Leandro Vargas Barreto de Carvalho, mestre, UFF, leandrovargas@id.uff.br  

                

    PALAVRAS-CHAVE: Divulgação científica. Substâncias psicoativas. Instagram.

     

    INTRODUÇÃO

    As Novas Substâncias Psicoativas (NSP) constituem um conjunto heterogêneo de compostos sintéticos criados para mimetizar os efeitos de drogas ilícitas convencionais, como os canabinoides artificiais e as catinonas (COSTA et al., 2021). O consumo dessas substâncias tem sido associado ao aumento expressivo de casos de intoxicação aguda. A desinformação que circula nas redes sociais sobre as NSP contribui para a banalização de seus riscos toxicológicos, especialmente entre jovens, o que demanda estratégias de divulgação científica acessíveis e eficazes (SANTOS et al., 2024). Nesse contexto, o uso de plataformas digitais, como o Instagram, mostrou-se promissor como recurso educativo para aproximar o conhecimento acadêmico da população.

     

    OBJETIVO

    Relatar uma experiência didático-extensionista que utilizou o Instagram como ferramenta de divulgação científica sobre toxicologia de NSP, promovendo o engajamento estudantil e o combate à desinformação.

     

    CONTEXTO

    A atividade foi realizada no âmbito da disciplina Toxicologia Geral do curso de Farmácia da Universidade Federal Fluminense, entre 2023 e 2025. Participaram três turmas diferentes: a primeira, em 2023, com 22 alunos; e, em 2025, duas turmas, com 24 e 40 alunos respectivamente. A proposta integrou o ensino de toxicologia a práticas extensionistas, visando a formação cidadã e comunicativa dos futuros profissionais de saúde.

     

    DESCRIÇÃO

    Os estudantes foram organizados em grupos temáticos, cada um responsável por uma classe de NSP (como piperazinas, feniletilaminas, canabinoides sintéticos e catinonas). A atividade consistiu em pesquisa bibliográfica supervisionada, elaboração de postagens informativas para o Instagram da disciplina e orientação sobre linguagem acessível, ética na comunicação científica e design visual. Cada postagem deveria incluir informações sobre os efeitos adversos, os principais riscos toxicológicos e, quando possível, a descrição de um caso real de intoxicação noticiado na mídia. Ao final do processo, os cards foram publicados no perfil institucional do projeto.

     

    RESULTADOS

    A iniciativa demonstrou forte potencial de impacto social e pedagógico. Em 2023, quatro postagens geraram 1.733 curtidas em cinco dias. Em 2025, as turmas seguintes produziram outras oito postagens: a turma com 24 estudantes teve 1.376 curtidas em nove dias; a de 40 alunos obteve 2.915 curtidas em apenas três dias. Além do alcance expressivo, os estudantes desenvolveram habilidades em síntese de informações, comunicação científica, senso crítico e trabalho colaborativo. O uso de uma rede social familiar ao público-alvo e aos próprios estudantes ampliou o engajamento com o conteúdo e a motivação para o estudo das NSP, tema desafiador e contemporâneo da toxicologia.

     

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    A experiência evidenciou o valor pedagógico da articulação entre ensino e extensão por meio de redes sociais digitais, promovendo a divulgação científica com linguagem acessível e foco em saúde pública. A atividade favoreceu a formação de estudantes mais conscientes de seu papel social, críticos frente à desinformação e preparados para dialogar com a sociedade. Ao transformar conhecimento técnico em comunicação de utilidade pública, a proposta reafirmou a importância da universidade na promoção da ciência como bem comum.

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    COSTA, J. L.; LANARO, R.; CAZENAVE, S. O. S. Drogas sintéticas e novas substâncias psicoativas. In: OGA, S.; BATISTUTO, J. A. O. Fundamentos em Toxicologia. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2021. p. 533-557.

    SANTOS, M. G. dos; NASCIMENTO, R. J. A. do; FERREIRA, F. C. L.; POSSAS, H. de M.; VESCOVI, V. Uncovering the universe of New Psychoactive Substances (NPS): understanding the mechanisms of action and adverse effects in an accessible and didactic way. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 10, p. e9158, 2024.

  • Palavras-chave
  • Divulgação científica. Substâncias psicoativas. Instagram.
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  • Área Temática
  • Divulgação científica
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