RELATO DE EXPERIÊNCIA
FORTALECENDO O CUIDADO: BANNER DE ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS NA ENFERMARIA DE HEMATOLOGIA
INTRODUÇÃO: O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) estabelece o “Envolvimento do cidadão na sua segurança”, considerando pacientes, familiares e acompanhantes como agentes ativos no processo de produção de saúde e para prevenção de falhas. Contudo, grande parte dos usuários desconhecem seus direitos, deveres e os que conhecem, muitas vezes, são incompreendidos pelos profissionais (Ministério da Saúde, 2017). Em um cenário hospitalar, as boas práticas como higienização das mãos e controle do ambiente são fundamentadas em evidências científicas para a garantia da segurança no cuidado e do fluxo de trabalho. Para que esses saberes sejam efetivamente aplicados é necessário que todos os envolvidos, incluindo pacientes e acompanhantes, compreendam seu papel, demandando orientações claras acerca da temática (Bernardes et al, 2019). Sabe-se que a adoção de estratégias multimodais é reconhecida como um excelente recurso para reforçar orientações fornecidas durante a assistência. Entretanto, evidencia-se uma baixa oferta de materiais educativos escritos/impressos pela equipe multiprofissional demonstrando uma fragilidade no processo educativo (Lopes et al, 2022).
OBJETIVO: Relatar experiência do desenvolvimento e implementação de um banner educativo/informativo como ferramenta de apoio às orientações aos pacientes, acompanhantes e visitantes em um setor de Hematologia.
CONTEXTO: Situação problema foi observada durante o ensino teórico-prático da disciplina Gerência de Enfermagem II do curso de graduação em enfermagem da UFF, no setor de Hematologia, onde ficou evidente a demanda de aprimorar a comunicação entre a equipe multiprofissional, em especial a de enfermagem, acompanhantes e pacientes acerca das normas específicas do setor. Nesse sentido, revelou-se a necessidade de estabelecer um processo educativo de abordagem alternativa a fim de promover melhor compreensão e adesão dos usuários.
DESCRIÇÃO: A atividade foi elaborada por meio da metodologia do Arco de Maguerez. Identificou-se pontos chaves problemáticos e, então, definido hipóteses de solução realistas. Proprôs-se o desenvolvimento de um material informativo, lúdico, com linguagem acessível que ficasse exposto em locais de grande circulação do setor. Desse modo, foi desenvolvido um banner com orientações claras sobre direitos dos pacientes, responsabilidades compartilhadas no cuidado, boas práticas em ambiente hospitalar e recomendações específicas aos acompanhantes.
RESULTADOS: A implementação do banner no setor da Hematologia serviu como um recurso de reforço e apoio às orientações que eram fornecidas durante a rotina assistencial, provocando um impacto positivo no serviço. Observou-se melhor compreensão dos direitos, deveres e do funcionamento do setor por parte dos acompanhantes e pacientes o que, consequentemente, provocou maior adesão às boas práticas, contribuindo com o fluxo de trabalho da equipe multiprofissional.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A construção de um material educativo voltado a esse público com intuito de reforçar orientações necessárias durante a estadia na enfermaria atua, portanto, como uma ação concreta de divulgação de conteúdos e práticas pautadas na ciência, a fim de traduzir saberes técnicos em ações compreensíveis para que, então, tornem-se atitudes habituais para os usuários do serviço.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BERNARDES F, Juliana et al. O acompanhante do paciente oncológico em fase terminal: percepção do técnico de enfermagem. Av.enferm., Bogotá, v. 1, p. 27-37,2019.
LOPES FS, Elisabeth; et al.Processo de educação em saúde a pacientes e familiares na perspectiva do cuidado seguro. Clinical and Biomedical Research, [S. l.], v. 42, n. 3, 2023.
BRASIL. Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? Orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes. Brasília: Anvisa, 2017.