INTRODUÇÃO
O projeto de extensão Saudável.UFF é uma atividade extensionista ligada à Faculdade de Farmácia da UFF. O projeto vem se consolidando ao longo dos anos, tendo como foco o desenvolvimento de atividades voltadas para educação em saúde, a orientação farmacêutica para promoção da saúde, divulgação científica nas redes sociais sobre prevenção e tratamento de doenças crônicas. Estruturado em 2009, com foco inicial para a população idosa, o projeto tinha o nome de “Assistência Farmacêutica à Pessoa Idosa”, porém ampliou seu público para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis. Em 2021, como uma das estratégias de comunicação para contornar a impossibilidade de atividades presenciais, em função das medidas de afastamento impostas pela pandemia de Covid-19, criou-se um canal de comunicação por redes sociais com o nome “Saudável.UFF”, o qual dá nome ao projeto atualmente.
OBJETIVO
Relatar a experiência vivenciada pelos integrantes do projeto ao longo das ações de extensão do Saudável.UFF, buscando destacar a integração com o ensino e a pesquisa bem como o campo da prática no atendimento à população local e a promoção da educação em saúde através da orientação farmacêutica, produção e divulgação de materiais informativos sobre saúde nas redes sociais, baseadas em evidências científicas.
CONTEXTO
O aumento da expectativa de vida tornou mais frequentes a incidência e prevalência de doenças crônicas (DC) não transmissíveis. O diagnóstico precoce e o acompanhamento multiprofissional, com abordagens que começam por educação em saúde e promoção da adesão terapêutica, são favoráveis para mitigar a progressão das DC e, assim, reduzir a incidência de problemas de saúde mais graves delas decorrentes. Entre as pessoas vivendo com DC, predominam adultos e idosos, frequentemente sujeitos à polimedicação e ao uso incorreto dos medicamentos, o que torna o cuidado farmacêutico relevante para a identificação, prevenção e resolução dos problemas relacionados a medicamentos.
DESCRIÇÃO
O projeto utiliza técnicas diversas para alcançar seu objetivo, incluindo: atendimento presencial, atualmente oferecido na Farmácia Universitária da UFF (FAU), materiais educativos e mídias sociais. As atividades são planejadas de forma estratégica a fim de atender a demanda local, buscando promover a promoção da saúde bem como a integração entre conhecimento teórico e prática profissional. Dessa forma, foi possível a realização das atividades de orientação farmacêutica e produção de conteúdos com a participação de membros da equipe do projeto de extensão (bolsista, discentes colaboradoras, profissionais e docentes).
RESULTADOS
Em 2025, o projeto realizou uma campanha de serviços farmacêuticos para a população (orientação farmacêutica, aferição de pressão arterial e glicemia capilar), envolvendo 6 turmas da disciplina de estágio supervisionado. O público atendido foi majoritariamente feminino, na faixa etária de 50 à 90 anos, caracterizando predominantemente um público idoso. A produção de conteúdos seguiu a agenda de publicações, que considera o calendário da Biblioteca Virtual da Saúde, com 4 publicações mensais no perfil no instagram @saudavel.uff e na página do blog (https://saudavel.uff.br/blog/), além da elaboração de dois folders, desenvolvidos pela bolsista e pelas duas discentes colaboradoras do projeto. O feedback recebido dos estudantes e da população atendida foi muito positivo, e temos a meta de realizar mais campanhas de serviços farmacêuticos em 2025. Além disso, os atendimentos presenciais serão iniciados de forma regular na Farmácia Universitária da UFF, no consultório farmacêutico, ainda em 2025, onde serão oferecidos verificação da pressão arterial e da glicemia capilar para rastreamento em saúde, monitorização terapêutica e orientação farmacêutica. Em anos anteriores, como produtos de pesquisa e formação, foram produzidos trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, dentre os quais foi produzido um artigo original.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto tem obtido resultados positivos, com um número crescente de seguidores nas redes sociais e boa aceitação da comunidade em relação aos atendimentos presenciais. O Saudável.UFF tem se mostrado eficaz para a promoção da saúde da população, para o ensino e para a pesquisa. O projeto utiliza ferramentas inovadoras e criativas para alcançar seu público, o que contribui para o seu sucesso.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TELLES PIRES NOGUEIRA DE FARIA, A. T. P. N. de; FERREIRA, L. R.; CORREA, T. P. de S.; MORAES, J. R. de; CAMUZI, R. C. Perfil de adesão à farmacoterapia em idosos em acompanhamento farmacêutico em Niterói. Saúde (Santa Maria), [S. l.], v. 50, n. 1, 2024. DOI: 10.5902/2236583469618. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/69618. Acesso em: 29 jul. 2025.