INTERSEÇÕES CIÊNCIA-ARTE COM UMA COLLAGE ANALÓGICA

  • Autor
  • Monique Brito
  • Resumo
  • INTERSEÇÕES CIÊNCIA-ARTE COM UMA COLLAGE ANALÓGICA

     

    Monique Brito, Doutora, UFF. moniquebrito@id.uff.br

    Palavras-chave: divulgação científica, collage, poética.

    INTRODUÇÃO

    A collage é uma técnica artística que consiste em criar uma composição visual original a partir do uso de imagens ou outros materiais, como recortes de revistas, jornais, fotografias, tecidos, papéis coloridos. Ela pode ser analógica, feita manualmente com recortes/ pedaços de materiais diversos; ou digital, produzida por meio de programas de edição de imagens. Na história da arte esta técnica foi utilizada por inúmeros artistas, como Hannah Höch, Grete Stern, Max Ernst e Salvador Dalí, que buscavam criar imagens surreais e oníricas por meio da combinação de elementos diversos (Fuão, 2011). A collage é a expressão de uma linguagem subjetiva. Ela permite ao artista explorar a criatividade e a expressão pessoal, combinando elementos diversos para criar uma obra única. 

     

    OBJETIVO 

    Neste trabalho será apresentado um pouco do processo de criação de uma collage analógica que traz, entre outras, uma imagem da físico-química. 

     

    CONTEXTO 

    Esta obra foi finalizada em maio de 2023. 

     

    DESCRIÇÃO 

    A obra foi produzida em papel branco de 75 g/m²,. com dimensões de 8 x 5 cm (Figura 1). Ela faz parte de um livro de artista que será publicado em breve sob um selo independente. 



     

    Figura 1. Imagem da collage analógica.

     

    RESULTADOS

    O processo criativo na collage envolveu a seleção das imagens, o estudo da composição dos elementos e a união propriamente dita, feita com cola. Durante esse processo, fiz experimentação com diferentes combinações de materiais e formas, buscando criar uma composição visual harmoniosa e expressiva. No centro dessa collage, um pouco mais abaixo, ve-se uma ponte salina: estrutura em que íons migram silenciosamente para sustentar um equilíbrio. Na ciência, a ponte salina cumpre papel fundamental: ela conecta duas soluções eletrolíticas, permitindo a migração de íons que mantém a neutralidade elétrica. Sem a ponte, o processo cessa: não há corrente sem mediação. À direita, um açude quase seco expõe o solo, como se revelasse a vulnerabilidade do que julgamos estável. À esquerda, o avesso do tecido de etamine do ponto cruz mostra a trama que sustenta a superfície ordenada. Nos três fragmentos há uma constante: os bastidores. A ponte salina é, então, um mediador, um elo entre as diferenças. Ao pensar a poética da matéria, se poderia dizer que a imagem evoca dissolução, fluxo e entrelaçamento. A imagem poética é uma emergência da linguagem (Bachelard, 2008).

     

    CONSIDERAÇÕES FINAIS 

    Com esta collage explorei a criatividade combinando diversos elementos aparentemente não relacionados para criar uma obra original.

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    Fuão, F. F. A collage como trajetória amorosa. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2023, 128 p.

     

    Bachelard, G. A poética do espaço. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 242 p.

     
  • Palavras-chave
  • divulgação científica, collage, poética
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
Voltar Download