INTRODUÇÃO A obesidade, condição crônica de alto impacto na saúde pública global, está associada a milhões de mortes por comorbidades (WHO, 2025). Nesse contexto, a divulgação científica surge como estratégia essencial para promover o acesso ao conhecimento e incentivar práticas preventivas (BAZZO; VALÉRIO, 2005). Práticas lúdicas em espaços não formais de ensino favorecem a construção de saberes científicos (SOUZA; FREITAS, 2021). Este trabalho fez a análise de jogos sobre obesidade, com foco no conceito de saúde que transmitem. METODOLOGIA Uma revisão integrativa foi realizada nas bases ERIC, PubMed e BVS, com busca estruturada pela estratégia PIO, e visou identificar jogos sobre obesidade com potencial de divulgação científica. Foram encontrados 698 trabalhos e, após a remoção das duplicatas, 90 foram elegíveis para leitura. Desses, 81 trabalhos foram excluídos pois não abordaram obesidade, não era um jogo, não apresentou dados primários, não descreveram o jogo, eram exergame, eram jogos comerciais, não tratavam de divulgação científica e com impossibilidade de acesso. Após os critérios de inclusão e exclusão, nove artigos foram analisados. RESULTADOS E DISCUSSÃO A análise dos estudos evidencia o potencial dos jogos como ferramentas na promoção da saúde e no enfrentamento da obesidade. Intervenções gamificadas como The Game of Health (Courtney et al., 2011), o ARG de Johnston et al. (2012), a simulação com trajes bariátricos por Renold et al. (2023), o aplicativo com minigames e metas alimentares de Forman et al. (2023), e o treinamento cognitivo de Dassen et al. (2018) mostraram impactos positivos na mudança de comportamento, redução da ingestão calórica e na prática de atividade física. Outros estudos, como o Digest-Inn, eficaz na adesão a hábitos saudáveis (Aalbers; Peeters, 2020), os jogos de Chrysi et al. (2023), que melhoraram a compreensão da doença e aspectos emocionais, o RPG MoM (Ismail et al., 2022), que engajou gestantes na tomada de decisões sobre alimentação, e o modelo de jogos integrativos de Kahol et al. (2011), voltado à autogestão do diabetes. Em comum, as propostas utilizam narrativa, simulação, tomada de decisão como estratégias de divulgação científica e educação em saúde e educação em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os jogos analisados revelam-se recursos para a divulgação científica e a educação em saúde ao tratarem a obesidade por meio de estratégias lúdicas. Mostrando-se como alternativas para espaços não formais de aprendizagem. Sua utilização pode contribuir para o fortalecimento de práticas preventivas e para a promoção de reflexões críticas sobre a obesidade na sociedade. Agradecemos ao PPBI/UFF, à CAPES, e ao CNPq. Esses incentivos foram fundamentais para o desenvolvimento do presente trabalho. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AALBERS, Teun; PEETERS, Ard. The Clinical Testing of the Serious Game Digest-Inn: A Tool to Increase Diet Adherence in Overweight Individuals. Games for health journal, United States, v. 9, n. 2, p. 108–112, abr. 2020. BAZZO, W. A.; VALÉRIO, M. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedad e Innovación, n. 7, p. XX–XX, set./dez. 2006. COURTNEY, Maureen Reni; CONARD, Scott E.; DUNN, Pat; SCARBOROUGH, Kristen. The Game of Health©: an innovative lifestyle change program implemented in a family practice. Journal of the American Academy of Nurse Practitioners, United States, v. 23, n. 6, p. 289–297, jun. 2011. CHRYSI, M. S.; MICHOPOULOS, I.; DIMITRIADIS, G.; PEPPA, M. 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