Introdução: A sociedade está cada vez mais conectada às plataformas digitais e utilizá-las como instrumentos para disseminar o conhecimento científico, diminui a distância entre a ciência e a população, permitindo não apenas o acesso, mas também o diálogo entre um público diversificado. Segundo Nava et al. (2020), a potencial democratização do conhecimento técnico-científico proporcionada pelo universo digital representou um rompimento de barreiras e, atualmente, reflete agilidade na transmissão dos conteúdos da ciência. De acordo com Chagas e Massari (2020), a divulgação científica amplia o debate e combate ao anticientificismo, torna o conhecimento mais acessível e mais democrático, além de fortalecer os laços entre a ciência e os cidadãos, uma vez que possibilita a inclusão de pessoas no debate sobre temas que influenciam diretamente suas vidas. Nesse contexto, foi elaborado o site https://histobiomed.uff.br/, que atua como uma plataforma de educação, contendo diversas ferramentas de ensino, assim como também representa um instrumento de divulgação científica sobre temas relacionados à saúde e à Histologia. Objetivo: Estimular a divulgação científica e o aprendizado de Histologia através das plataformas digitais. Contexto: A Histologia é uma disciplina essencial para a formação em saúde, visto que fornece a base para a compreensão de estruturas e funções do corpo humano. No entanto, por apresentar um conteúdo visual, detalhado e abstrato, muitos estudantes relatam dificuldades em assimilar os conteúdos através de métodos tradicionais de ensino. Diante desse desafio, surge a necessidade de criar estratégias mais acessíveis, dinâmicas e atrativas que facilitem o aprendizado e estimulem o interesse científico. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm sido amplamente utilizadas no ensino das áreas da saúde e biológicas, constituindo um meio de comunicação à distância e possibilitando, assim, o desenvolvimento de novas formas de interação e divulgação de conteúdos (Soares e Avanzi, 2024). E nesse contexto, o site não só representa uma ferramenta de estudo online, mas também um instrumento de divulgação científica, democratizando o acesso ao conhecimento, contribuindo para uma formação mais ampla. Descrição: O site https://histobiomed.uff.br/ foi desenvolvido em 2023, por monitores da disciplina de Morfologia VI, do curso de Biomedicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a supervisão e orientação da professora Carla Lancetta, do Departamento de Morfologia. A plataforma conta com diversas ferramentas de ensino, como estudos dirigidos, mapas mentais, fotomicrografias, esquemas e jogos educativos, além de divulgação científica através de correlações estabelecidas entre algumas patologias e conteúdos abordados pela disciplina. Para ampliar o alcance e a utilização do site, a divulgação foi realizada em sala e através do perfil do Instagram @histo.on, também criado pelos alunos do curso de Biomedicina. A avaliação da importância e da utilização do site, foi avaliada por meio de uma enquete disponibilizada através do Instagram, com três perguntas, sendo duas fechadas e uma aberta. A primeira pergunta foi “você considera o site uma ferramenta interessante para a divulgação científica?”, tendo como alternativas “sim” e “não”. A segunda pergunta foi “o site te ajudou a compreender melhor assuntos relacionados à Histologia/Saúde?” e as alternativas foram “sim” e “não”. E a terceira pergunta que consistia em um campo aberto para os participantes compartilhassem suas experiências sobre o site. As respostas obtidas foram analisadas individualmente. Resultados: A enquete foi respondida por 50 seguidores, onde 100% dos participantes relataram que o site é um ferramenta importante para divulgação científica e 97% dos participantes consideraram que o site ajudou em uma melhor compreensão de assuntos relacionados à Histologia/Saúde. A última pergunta da enquete consistia em uma resposta livre, permitindo que os participantes escrevessem sobre sua experiência com o site. Dos 50 participantes, apenas 10 responderam a essa pergunta, caracterizando 20%. Os participantes destacaram a importância do site para a fixação do conteúdo, a possibilidade do estudo fora do ambiente universitário, que as diferentes ferramentas disponíveis tornavam o estudo mais divertido e que tópicos relacionando as patologias com a matéria eram muito interessantes e aumentavam a curiosidade sobre os temas apresentados. Podemos observar a partir das respostas da enquete, que o site realmente foi um importante instrumento de divulgação científica e aprendizado, uma vez que ao disponibilizar uma diversidade materiais e conteúdos distintos, tornava o aprendizado mais acessível, dinâmico e interativo. Portanto, plataformas digitais facilitam as conexões entre usuários com interesses comuns, aumentando a probabilidade de alcance de novos públicos, sobretudo aquele que apresenta pouco contato com descobertas científicas. Considerações finais: O site tem se mostrado um canal importante de divulgação científica e educação, uma vez que alcança uma ampla variedade de públicos, oferecendo informações claras, simples e eficientes. Levar nosso conteúdo para fora dos muros acadêmicos é permitir a democratização do acesso ao ensino, às pesquisas e às informações científicas.