Resumo
A poluição dos rios é um problema ambiental global, agravado pelo crescimento urbano desordenado e pela falta de tratamento adequado de águas residuais, o que compromete a saúde pública e os ecossistemas aquáticos. Diante desse cenário, a comunicação científica acessível e engajadora é essencial para promover a educação ambiental e sensibilizar a sociedade sobre a interconexão entre rios e oceanos, alinhando-se à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021–2030). Nesse contexto, o objetivo do projeto é desenvolver e aplicar o jogo educativo "Se eu fosse um rio", como ferramenta lúdico-pedagógica para promover a sensibilização ambiental sobre a poluição hídrica e sua relação com a qualidade de vida e a degradação dos oceanos. O jogo busca estimular a compreensão crítica sobre o papel dos rios na condução de poluentes e incentivar a conservação dos corpos d’água. A metodologia adotou princípios da gamificação e do uso de jogos cooperativos como estratégias de aprendizagem ativa, com base na adaptação do jogo “Missão Possível Contra os Piolhos”. O pré-teste foi realizado em 2024 com crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental em cinco escolas de Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Itaboraí (RJ). O material do jogo inclui um tapete ilustrado representando o percurso de rios até o mar, cartas de perguntas e itens de apoio visual. Os primeiros testes indicaram que as crianças compreenderam bem as regras, participaram com entusiasmo e foram apoiadas por professores(as) engajados(as). Os relatos sugerem que o jogo tem potencial para estimular atitudes pró-ambientais, alinhando-se a evidências da literatura sobre os impactos positivos dos serious games na educação ambiental (Janakiraman et al., 2020).