FÉRIAS CIENTÍFICAS: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS PARA CRIANÇAS E UNIVERSITÁRIOS NO INSTITUTO VITAL BRAZIL

  • Autor
  • Carlos Guilherme de Sousa Martins
  • Co-autores
  • Livia da Silva Nascente , Carlos Vinicius da Conceição Silva , Clara Machado Baraldo , Júlia Ramos de Souza , Tíncia Fonseca Rossi
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO

    O projeto Férias Científicas é uma iniciativa de educação em saúde desenvolvida pelo

    Instituto Vital Brazil (IVB), voltada ao público infantojuvenil, com foco na divulgação

    do conhecimento produzido institucionalmente sobre animais peçonhentos.

    Paralelamente, o projeto também contempla a formação de estudantes universitários,

    que atuam como monitores voluntários em cada edição. O projeto visa difundir o

    conhecimento produzido institucionalmente sobre animais peçonhentos, seu papel

    ecológico, métodos de prevenção e tratamento em caso de envenenamento, além de

    apresentar o processo de produção dos soros antipeçonhentos. Assim, o projeto cumpre

    uma dupla função educativa: promove a educação em saúde entre crianças e contribui

    para o aprimoramento da formação acadêmica e profissional de futuros especialistas nas

    áreas de biologia, saúde e educação.

    OBJETIVO

    Este estudo de caso tem como objetivo relatar a experiência do projeto Férias

    Científicas enquanto estratégia de educação em saúde focada nos temas animais

    venenosos e produção dos soros antipeçonhentos. A análise centra-se na observação

    direta das atividades desenvolvidas ao longo do projeto, com o intuito de descrever e

    avaliar os componentes metodológicos e formativos que estruturam a proposta

    educativa, tanto para o público infantil quanto para os estudantes universitários que

    atuam como monitores.

    CONTEXTO

    As edições do Férias Científicas são realizadas duas vezes ao ano, durante os recessos

    escolares de janeiro e julho. Atualmente, o projeto atende quatro turmas de até 25

    crianças com idades entre 8 e 10 anos — duas turmas em cada período. O projeto

    também conta com a participação voluntária de uma equipe de monitores, composta por

    estudantes de graduação de instituições públicas e privadas. Esses universitários são

    selecionados por meio de processo seletivo e recebem, previamente, uma semana de

    treinamento no Instituto. Durante as atividades, atuam como mediadores entre os

     

    participantes e a equipe técnica, sendo responsáveis por apoiar a condução das oficinas

    e acompanhar as crianças. Esse componente formativo permite ao projeto contribuir

    também para a capacitação desses estudantes nos campos da educação e da

    comunicação científica.

    DESCRIÇÃO

    A programação do projeto Férias Científicas é estruturada em três semanas por edição.

    A primeira semana é destinada à capacitação dos monitores universitários, enquanto as

    duas seguintes concentram as atividades com as crianças, realizadas de segunda a

    sábado nas instalações do Instituto Vital Brazil, em Niterói (RJ), e na Fazenda Vital

    Brazil, em Cachoeira de Macacu (RJ). Cada dia é dedicado a um tema específico,

    abordado por meio de palestras, dinâmicas práticas e jogos educativos. Os temas

    contemplam: (1) História institucional do Instituto Vital Brazil e de seu fundador, Vital

    Brazil Mineiro da Campanha; (2) Serpentes; (3) Aranhas e escorpiões; (4) Animais de

    laboratório e bem estar; e (5) Produção de soros antipeçonhentos.

    RESULTADOS

    A vivência prática e o diálogo com profissionais especializados demonstraram-se

    estratégias eficazes para despertar o interesse das crianças pela ciência e promover a

    compreensão sobre a importância ecológica dos animais peçonhentos. Para os

    estudantes universitários, a experiência como monitores tem se mostrado enriquecedora

    tanto em termos acadêmicos quanto profissionais. A oportunidade de vivenciar práticas

    educativas e interagir com pesquisadores e especialistas permite o desenvolvimento de

    competências pedagógicas, comunicacionais e científicas.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    O projeto Férias Científicas representa uma ação exitosa de educação em saúde,

    alinhada à missão do Instituto Vital Brazil de promover a divulgação científica. A

    proposta evidencia que é possível trabalhar conteúdos científicos complexos com o

    público infantil, desde que se adote uma abordagem acessível, interativa e sensível às

    especificidades desse público. Além disso, ao integrar uma equipe de monitores

    universitários em seu desenvolvimento, o projeto amplia seu alcance formativo, atuando

    também na capacitação de futuros profissionais nas áreas de ciências biológicas,

    educação e saúde.

    REFERÊNCIAS

    NASCENTE, Livia da Silva. A Biblioteca do Instituto Vital Brazil como espaço de

    integração de atividades de pesquisa e divulgação científica. Trabalho de Conclusão de

    Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida,

    Rio de Janeiro, 2019.

    PERIN, Luísa. Vou de canoa: relatos de remadas e outras histórias do mar. 2012.

    Disponível em: http://voudecanoa.blogspot.com.br/2012/07/. Acesso em: 15 dez. 2017.

  • Palavras-chave
  • Férias Científicas, Educação em Saúde, Animais Peçonhentos, Instituto Vital Brazil
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
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