INTRODUÇÃO
O projeto Férias Científicas é uma iniciativa de educação em saúde desenvolvida pelo
Instituto Vital Brazil (IVB), voltada ao público infantojuvenil, com foco na divulgação
do conhecimento produzido institucionalmente sobre animais peçonhentos.
Paralelamente, o projeto também contempla a formação de estudantes universitários,
que atuam como monitores voluntários em cada edição. O projeto visa difundir o
conhecimento produzido institucionalmente sobre animais peçonhentos, seu papel
ecológico, métodos de prevenção e tratamento em caso de envenenamento, além de
apresentar o processo de produção dos soros antipeçonhentos. Assim, o projeto cumpre
uma dupla função educativa: promove a educação em saúde entre crianças e contribui
para o aprimoramento da formação acadêmica e profissional de futuros especialistas nas
áreas de biologia, saúde e educação.
OBJETIVO
Este estudo de caso tem como objetivo relatar a experiência do projeto Férias
Científicas enquanto estratégia de educação em saúde focada nos temas animais
venenosos e produção dos soros antipeçonhentos. A análise centra-se na observação
direta das atividades desenvolvidas ao longo do projeto, com o intuito de descrever e
avaliar os componentes metodológicos e formativos que estruturam a proposta
educativa, tanto para o público infantil quanto para os estudantes universitários que
atuam como monitores.
CONTEXTO
As edições do Férias Científicas são realizadas duas vezes ao ano, durante os recessos
escolares de janeiro e julho. Atualmente, o projeto atende quatro turmas de até 25
crianças com idades entre 8 e 10 anos — duas turmas em cada período. O projeto
também conta com a participação voluntária de uma equipe de monitores, composta por
estudantes de graduação de instituições públicas e privadas. Esses universitários são
selecionados por meio de processo seletivo e recebem, previamente, uma semana de
treinamento no Instituto. Durante as atividades, atuam como mediadores entre os
participantes e a equipe técnica, sendo responsáveis por apoiar a condução das oficinas
e acompanhar as crianças. Esse componente formativo permite ao projeto contribuir
também para a capacitação desses estudantes nos campos da educação e da
comunicação científica.
DESCRIÇÃO
A programação do projeto Férias Científicas é estruturada em três semanas por edição.
A primeira semana é destinada à capacitação dos monitores universitários, enquanto as
duas seguintes concentram as atividades com as crianças, realizadas de segunda a
sábado nas instalações do Instituto Vital Brazil, em Niterói (RJ), e na Fazenda Vital
Brazil, em Cachoeira de Macacu (RJ). Cada dia é dedicado a um tema específico,
abordado por meio de palestras, dinâmicas práticas e jogos educativos. Os temas
contemplam: (1) História institucional do Instituto Vital Brazil e de seu fundador, Vital
Brazil Mineiro da Campanha; (2) Serpentes; (3) Aranhas e escorpiões; (4) Animais de
laboratório e bem estar; e (5) Produção de soros antipeçonhentos.
RESULTADOS
A vivência prática e o diálogo com profissionais especializados demonstraram-se
estratégias eficazes para despertar o interesse das crianças pela ciência e promover a
compreensão sobre a importância ecológica dos animais peçonhentos. Para os
estudantes universitários, a experiência como monitores tem se mostrado enriquecedora
tanto em termos acadêmicos quanto profissionais. A oportunidade de vivenciar práticas
educativas e interagir com pesquisadores e especialistas permite o desenvolvimento de
competências pedagógicas, comunicacionais e científicas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto Férias Científicas representa uma ação exitosa de educação em saúde,
alinhada à missão do Instituto Vital Brazil de promover a divulgação científica. A
proposta evidencia que é possível trabalhar conteúdos científicos complexos com o
público infantil, desde que se adote uma abordagem acessível, interativa e sensível às
especificidades desse público. Além disso, ao integrar uma equipe de monitores
universitários em seu desenvolvimento, o projeto amplia seu alcance formativo, atuando
também na capacitação de futuros profissionais nas áreas de ciências biológicas,
educação e saúde.
REFERÊNCIAS
NASCENTE, Livia da Silva. A Biblioteca do Instituto Vital Brazil como espaço de
integração de atividades de pesquisa e divulgação científica. Trabalho de Conclusão de
Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida,
Rio de Janeiro, 2019.
PERIN, Luísa. Vou de canoa: relatos de remadas e outras histórias do mar. 2012.
Disponível em: http://voudecanoa.blogspot.com.br/2012/07/. Acesso em: 15 dez. 2017.