ANIMAIS PEÇONHENTOS EM FOCO: O PROJETO CIÊNCIA NO JARDIM DO INSTITUTO VITAL BRAZIL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA
Carlos Guilherme de Sousa Martins, Graduado, IVB, email: cgsmmartins@gmail.com
Livia da Silva Nascente, Mestra, IVB, email: lilamdi@yahoo.com.br
Carlos Vinicius da Conceição Silva; Graduando, UFF, email: carlosvcs@id.uff.br
Clara Machado Baraldo, Graduanda, UFF, email: clarabaraldo@gmail.com
Júlia Ramos de Souza, Graduanda, Estácio de Sá, email: Julia.ramoos.souza@hotmail.com
Tíncia Fonseca Rossi, Graduanda, FAMATH, email: fonsecatincia@gmail.com
PALAVRAS-CHAVE: Ciência no Jardim. Educação em Saúde. Animais Peçonhentos.
Instituto Vital Brazil.
INTRODUÇÃO
Ciência no Jardim é um projeto educativo desenvolvido pelo Instituto Vital Brazil. As
atividades do projeto são realizadas mensalmente desde novembro de 2024 na sede do
Instituto Vital Brazil, localizada na cidade de Niterói (RJ). Todas as atividades propostas
abordam exclusivamente o tema dos animais peçonhentos – principalmente serpentes,
aranhas e escorpiões - com ênfase em aspectos biológicos, ecológicos e nos métodos de
prevenção e tratamento de acidentes com os animais em questão.
OBJETIVO
Este estudo de caso tem como objetivo analisar as estratégias e os impactos do projeto
Ciência no Jardim como ferramenta de educação em saúde sobre prevenção e manejo
de acidentes com animais peçonhentos. A pesquisa baseou-se em observação direta das
atividades do projeto, para descrever e avaliar os elementos que compõem a experiência
educativa e sensorial oferecida ao público, especialmente crianças e adolescentes.
CONTEXTO
O projeto Ciência no Jardim é realizado desde novembro de 2024, na sede do Instituto
Vital Brazil, em Niterói (RJ). A iniciativa é gratuita e ocorre mensalmente, na primeira
sexta-feira de cada mês, das 9h às 15h, no jardim principal do Instituto. As atividades
são voltadas ao público espontâneo e a grupos escolares previamente agendados, com
ênfase em conteúdos sobre serpentes, aranhas e escorpiões, abordando aspectos
biológicos, ecológicos e de saúde pública.
DESCRIÇÃO
A metodologia deste estudo baseou-se em observação direta das atividades
desenvolvidas no projeto. A programação conta com uma exposição de animais
peçonhentos, com exemplares vivos de artrópodes, como escorpiões e aranhas, além de
serpentes conservadas em álcool. O público também tem a oportunidade de observar, no
Viveiro de Serpentes João Mendes, exemplares vivos não venenosos – a exemplo de
pítons e jiboias -, possibilitando uma aproximação segura e informativa com esses
animais. A programação incluiu ainda exposição de esculturas em escala aumentada de
aranha, escorpião e serpente, que facilitam a observação de características morfológicas
detalhadas, favorecendo a identificação e compreensão anatômica das espécies. Além
disso, são oferecidas oficinas de pintura e jogos educativos desenvolvidos
especialmente para o projeto. Entre os jogos, destacam-se dois jogos educativos em
formato ampliado (cartas em tamanho A3): o jogo da memória Para Cada Veneno, um
Soro, que associa diferentes espécies peçonhentas aos respectivos soros utilizados em
casos de envenenamento, e um dominó temático com imagens de serpentes, aranhas e
escorpiões.
RESULTADOS
O projeto tem demonstrado ampla aceitação do público, com participação crescente de
escolas públicas e privadas dos municípios de Niterói e São Gonçalo. A combinação de
recursos expositivos, sensoriais e lúdicos tem se mostrado eficaz na transmissão de
informações sobre prevenção de acidentes e identificação de animais peçonhentos. O
engajamento do público infantojuvenil, estimulado pelas abordagens interativas, revela
o potencial do projeto como ferramenta de educação em saúde.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Ciência no Jardim evidencia o papel social das instituições científicas na promoção
da saúde e da sustentabilidade ambiental. Ao integrar conhecimento técnico-científico a
práticas educativas acessíveis, o projeto contribui para a formação de uma consciência
crítica sobre biodiversidade, preservação e segurança em relação aos animais
peçonhentos. Consolidando-se como uma ação de impacto positivo, a iniciativa reforça
o compromisso do Instituto Vital Brazil com a educação e a saúde pública.