ANIMAIS PEÇONHENTOS EM FOCO: O PROJETO CIÊNCIA NO JARDIM DO INSTITUTO VITAL BRAZIL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA

  • Autor
  • Carlos Guilherme de Sousa Martins
  • Co-autores
  • Livia da Silva Nascente , Carlos Vinicius da Conceição Silva , Clara Machado Baraldo, , Júlia Ramos de Souza , Tíncia Fonseca Rossi
  • Resumo
  • ANIMAIS PEÇONHENTOS EM FOCO: O PROJETO CIÊNCIA NO JARDIM DO INSTITUTO VITAL BRAZIL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA

     

    Carlos Guilherme de Sousa Martins, Graduado, IVB, email: cgsmmartins@gmail.com

    Livia da Silva Nascente, Mestra, IVB, email: lilamdi@yahoo.com.br

    Carlos Vinicius da Conceição Silva; Graduando, UFF, email: carlosvcs@id.uff.br

    Clara Machado Baraldo, Graduanda, UFF, email: clarabaraldo@gmail.com

    Júlia Ramos de Souza, Graduanda, Estácio de Sá, email: Julia.ramoos.souza@hotmail.com

    Tíncia Fonseca Rossi, Graduanda, FAMATH, email: fonsecatincia@gmail.com

     

    PALAVRAS-CHAVE: Ciência no Jardim. Educação em Saúde. Animais Peçonhentos.

    Instituto Vital Brazil.

     

    INTRODUÇÃO

    Ciência no Jardim é um projeto educativo desenvolvido pelo Instituto Vital Brazil. As

    atividades do projeto são realizadas mensalmente desde novembro de 2024 na sede do

    Instituto Vital Brazil, localizada na cidade de Niterói (RJ). Todas as atividades propostas

    abordam exclusivamente o tema dos animais peçonhentos – principalmente serpentes,

    aranhas e escorpiões - com ênfase em aspectos biológicos, ecológicos e nos métodos de

    prevenção e tratamento de acidentes com os animais em questão.

    OBJETIVO

    Este estudo de caso tem como objetivo analisar as estratégias e os impactos do projeto

    Ciência no Jardim como ferramenta de educação em saúde sobre prevenção e manejo

    de acidentes com animais peçonhentos. A pesquisa baseou-se em observação direta das

    atividades do projeto, para descrever e avaliar os elementos que compõem a experiência

    educativa e sensorial oferecida ao público, especialmente crianças e adolescentes.

    CONTEXTO

    O projeto Ciência no Jardim é realizado desde novembro de 2024, na sede do Instituto

    Vital Brazil, em Niterói (RJ). A iniciativa é gratuita e ocorre mensalmente, na primeira

    sexta-feira de cada mês, das 9h às 15h, no jardim principal do Instituto. As atividades

    são voltadas ao público espontâneo e a grupos escolares previamente agendados, com

    ênfase em conteúdos sobre serpentes, aranhas e escorpiões, abordando aspectos

    biológicos, ecológicos e de saúde pública.

    DESCRIÇÃO

    A metodologia deste estudo baseou-se em observação direta das atividades

    desenvolvidas no projeto. A programação conta com uma exposição de animais

    peçonhentos, com exemplares vivos de artrópodes, como escorpiões e aranhas, além de

    serpentes conservadas em álcool. O público também tem a oportunidade de observar, no

    Viveiro de Serpentes João Mendes, exemplares vivos não venenosos – a exemplo de

    pítons e jiboias -, possibilitando uma aproximação segura e informativa com esses

    animais. A programação incluiu ainda exposição de esculturas em escala aumentada de

     

    aranha, escorpião e serpente, que facilitam a observação de características morfológicas

    detalhadas, favorecendo a identificação e compreensão anatômica das espécies. Além

    disso, são oferecidas oficinas de pintura e jogos educativos desenvolvidos

    especialmente para o projeto. Entre os jogos, destacam-se dois jogos educativos em

    formato ampliado (cartas em tamanho A3): o jogo da memória Para Cada Veneno, um

    Soro, que associa diferentes espécies peçonhentas aos respectivos soros utilizados em

    casos de envenenamento, e um dominó temático com imagens de serpentes, aranhas e

    escorpiões.

    RESULTADOS

    O projeto tem demonstrado ampla aceitação do público, com participação crescente de

    escolas públicas e privadas dos municípios de Niterói e São Gonçalo. A combinação de

    recursos expositivos, sensoriais e lúdicos tem se mostrado eficaz na transmissão de

    informações sobre prevenção de acidentes e identificação de animais peçonhentos. O

    engajamento do público infantojuvenil, estimulado pelas abordagens interativas, revela

    o potencial do projeto como ferramenta de educação em saúde.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    O Ciência no Jardim evidencia o papel social das instituições científicas na promoção

    da saúde e da sustentabilidade ambiental. Ao integrar conhecimento técnico-científico a

    práticas educativas acessíveis, o projeto contribui para a formação de uma consciência

    crítica sobre biodiversidade, preservação e segurança em relação aos animais

    peçonhentos. Consolidando-se como uma ação de impacto positivo, a iniciativa reforça

     

    o compromisso do Instituto Vital Brazil com a educação e a saúde pública.

  • Palavras-chave
  • Ciência no Jardim, Educação em Saúde, Animais Peçonhentos, Instituto Vital Brazil
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
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