Durante a graduação de Enfermagem, aprofunda-se sobre o papel do Enfermeiro no gerenciamento de um setor e/ou unidade. Dentro desse contexto, um líder de equipe deve entender sobre o que é o Processo de Trabalho e quais as etapas, recursos e desafios que estão envolvidos nessa atividade cujo objetivo é a produção de serviço com valor de uso (Marx, 1985). Na Enfermagem, o processo de trabalho gerencial ou administrativo tem como agente exclusivamente o Enfermeiro, por este ser o único capacitado a se responsabilizar pelo planejamento, tomada de decisão, supervisão e auditoria. O gerenciamento por muitas vezes é subvalorizado, considerando-se apenas a produção do cuidado, mas deve-se destacar que a qualidade da assistência de enfermagem depende de uma coordenação de qualidade (Sanna, 2007). Nesta circunstância, como um meio de estimular a reflexão crítica dos discentes frente a suas experiências práticas na atenção primária no município de Niterói, elaborou-se ações de diálogo entre docentes, monitores e discentes da disciplina de Gerência em Enfermagem I. As rodas de conversa, como metodologia ativa, têm se mostrado eficazes na promoção do diálogo e na construção coletiva de conhecimento. Oliveira e Santos (2021), referem que essa abordagem favorece a troca de experiências, assim como a reflexão crítica e o fortalecimento da relação entre teoria e prática, aspectos essenciais para a formação de profissionais de saúde, especialmente enfermagem.
Relatar a experiência da construção e execução de Rodas de Conversa voltadas ao diálogo sobre as dimensões do processo de trabalho na enfermagem com ênfase no processo gerencial junto aos alunos de graduação da disciplina de Gerência em Enfermagem I.
As edições da roda de conversa são organizadas, planejadas e executadas pela equipe da disciplina de Gerência em Enfermagem I da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF: Docentes, monitores, e profissionais de enfermagem da unidade onde os acadêmicos realizam sua prática. Estas ações ocorrem junto aos alunos da graduação, após passarem quatro semanas em campo prático na APS observando e desenvolvendo ações gerenciais relacionadas com o conteúdo teórico. O momento permite a reflexão coletiva sobre as dimensões do processo de trabalho, especialmente gerencial, a partir das vivências práticas e teóricas dos participantes.
Uma semana antes o link de Inscrição é disponibilizado pela PROEX somente aos alunos inscritos na disciplina de Gerência I. A atividade é estruturada para duração entre duas a três horas, divididas em três etapas: Acolhimento, Reflexão e Discussão e Encerramento. O primeiro momento aborda uma dinâmica de introdução onde os participantes são convidados a avaliar a experiência e a sua contribuição pessoal para o gerenciamento. O segundo momento é guiado por um roteiro que permite analisar sobre Organização do trabalho, Qualidade de atendimento, Equipe multiprofissional e Ambiente físico, com trocas e explicações por parte das docentes e monitores. Ao final, destacam-se os pontos-chave e possíveis soluções para os desafios discutidos.
Ao longo das duas edições, contou-se presença de 66 participantes, sendo 44 femininas, 2 masculinas e 10 outra identidade de gênero. Cerca de 73% se inscreveu devido a divulgação em sala de aula e os demais pela divulgação em redes sociais. O momento permitiu analisar potencialidades e fragilidades nas vivências, buscando através de suporte teórico em normas, artigos e resoluções entender como o Enfermeiro deve-se pautar para geração de mudanças na prática profissional, e especialmente no que se refere ao Processo de Trabalho Gerencial. Ressalta-se que o conteúdo discutido foi sintetizado através de um Produto Técnico publicado na plataforma ZENODO, identificado como “Processo de Trabalho Gerencial: um guia para ancoragem do olhar do enfermeiro”.
Por fim, esse projeto mostra a potência dos espaços de diálogo, que integram teoria e prática, na composição do aprendizado. Portanto, promover debates com graduandos sobre dimensão gerencial do processo de trabalho em enfermagem permite o fortalecimento da liderança, da organização, qualidade nas condições de trabalho que os futuros profissionais irão agregar na prática futuramente, impactando positivamente no cuidado prestado nos serviços de saúde do país.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1985a. Livro 1, v.1, t.1. (Os economistas).
OLIVEIRA, F. L.; SANTOS, P. R. Metodologias ativas no ensino de saúde: potencialidades e desafios. Editora Educação e Saúde, 2021.
SANCHEZ, M. et al. Processo de Trabalho Gerencial: um guia para ancoragem do olhar do enfermeiro. Zenodo, 7 jun. 2025.
SANNA MC. Os processos de trabalho na Enfermagem. Rev Bras Enferm 2007 mar-abr; 60(2):221-4.