O câncer de mama é uma das principais causas de morbimortalidade entre mulheres no mundo, representando um grave problema de saúde pública. No Brasil, os dados epidemiológicos reforçam a urgência de estratégias eficazes para prevenção, diagnóstico precoce e controle da doença, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), onde se concentram ações de promoção e prevenção de agravos. Diante desse cenário, a educação em saúde é fundamental para ampliar o conhecimento da população, estimular o autocuidado e incentivar a adesão aos exames de rastreamento. Assim, através de estratégias inovadoras como o método Scrum a enfermagem se mostra fundamental por seu contato direto com os usuários e sua capacidade de liderar intervenções educativas.
Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem no desenvolvimento e execução de uma ação educativa por meio do método ágil Scrum, voltada à prevenção e identificação precoce do câncer de mama, direcionada aos usuários de uma policlínica regional de Niterói.
A ação educativa foi desenvolvida por discentes de enfermagem de uma instituição federal de ensino, durante a disciplina de Enfermagem em Gerência I. A motivação foi fundamentada no Calendário Nacional de Saúde, que tem como objetivo alcançar a conscientização da população acerca de temas inerentes à saúde, a fim de contribuir para a prevenção. Nesse contexto, a atividade ocorreu durante o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama, em uma policlínica regional de grande movimento em Niterói.
A atividade foi planejada por meio da metodologia Scrum, visando uma organização eficiente das etapas. A partir do contexto da elaboração de uma ação, papéis foram distribuídos entre os docentes e monitores (Scrum masters), estudantes (scrum team), coordenação da policlínica (Product Owner) e usuários da policlínica (stakeholders). Após estabelecimento das funções, determina-se 3 fases: pré planejamento, desenvolvimento e pós planejamento. No pré planejamento, definiu-se o tema “Dia Nacional do Combate ao Câncer de Mama” e o uso de banner e folders. No desenvolvimento, ocorreu a construção dos produtos pelo Canva, com reuniões no Meet através dos momentos de Sprint. No pós planejamento, toda a equipe se reuniu para conferir o produto final impresso e definir o local e estrutura para a atividade.
A atividade em saúde foi realizada na policlínica de acordo com a metodologia ágil Scrum, que facilitou a criação de produtos e permitiu aos discentes otimizar tempo e recursos além de favorecer o trabalho em equipe. Foi possível abordar 58 usuários no total, sendo realizados distribuição de folders, explicação sobre a importância do tema e esclarecimento de dúvidas. A mesa com banner informativo foi disposta próxima à espera para consulta ginecológica, sendo possível alcançar o grupo alvo através do destaque da decoração rosa e dos modelos anatômicos táteis disponibilizados. A atividade apresentou boa aceitação dos usuários, que demonstraram-se engajados e interessados na discussão.
A Atenção Primária de Saúde é o nível mais apropriado para o desenvolvimento e implementação de estratégias de educação em saúde, representando a principal porta de entrada da população no sistema de saúde. Assim, a educação em saúde assume papel essencial, ao promover o reconhecimento precoce de sinais de sintomas de doenças, que facilita o diagnóstico e favorece o início do tratamento em tempo adequado. O uso do Método Scrum nas ações de educação em saúde e na organização das estratégias educativas, proporcionou melhor eficiência e agilidade na gestão dos processos de educação em saúde, o que resultou em melhor adesão e receptividade do público.
Silva M. M. et al. Ação educativa de enfermagem na atenção primária para prevenção e controle do câncer de mama: experiência com o Método Scrum. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 25, p. e19641, 15 abr. 2025.