Parasitos, Posts e Piadas: O Poder do Humor na Divulgação Científica

  • Autor
  • Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos
  • Co-autores
  • Julie de Jesus Azevedo Monteiro , Anne Tayna Stein , Juliana Moura Siqueira dos Santos , Nathálya Nunes Dias
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO

     

    A divulgação científica vem se reinventando diante dos desafios contemporâneos, especialmente com a abundância de informações disponíveis por meio das tecnologias digitais. Nesse contexto, o humor surge como uma poderosa ferramenta de mediação entre o conhecimento científico e o público geral, promovendo aproximação, engajamento e compreensão por meio de uma linguagem clara, leve e divertida (RAMOS; PIASSA, 2015).

    O uso de estratégias bem-humoradas na internet tem ampliado o alcance e a atratividade de conteúdos científicos. Com o crescente acesso da população às redes sociais, essas plataformas consolidaram-se como espaços dinâmicos para disseminação de informações, incluindo saberes científicos (GUIA; SARAIVA, 2019). A linguagem acessível e a instantaneidade das redes permitem que a ciência alcance públicos diversos, superando barreiras tradicionais da academia.

    O Projeto de Extensão “Parasitologia Hoje”, da Universidade Federal Fluminense (UFF), tem como proposta central promover a educação em saúde, com foco na prevenção e controle das parasitoses, por meio de estratégias de comunicação científica inovadoras e inclusivas. Dentre elas, destaca-se a utilização do humor e elementos culturais como eixos comunicativos de suas postagens no Instagram, abordando temas da Parasitologia e suas interfaces, dentro da perspectiva da saúde única (one health).

    As ações do projeto incluem o uso de recursos visuais, artes digitais e elementos de acessibilidade, articulando informação, ludicidade e linguagem científica. Ao adotar formatos como memes, vídeos curtos e quadros criativos, o projeto contribui para tornar o conhecimento científico mais atraente, próximo da realidade das pessoas e alinhado à lógica comunicacional das redes.

    Em meio à cultura digital e à propagação de fake news, a divulgação científica enfrenta o desafio de manter sua relevância, principalmente quando sua linguagem formal se mostra pouco compatível com os hábitos de consumo de informação do público geral  (MANCOSO et al., 2023). Nesse cenário, a combinação entre ciência, humor e redes sociais torna-se uma estratégia para ampliar o alcance das mensagens, favorecendo a compreensão e o interesse coletivo por temas científicos (SANTOS et al., 2021).

    O humor se apresenta, assim, como linguagem estratégica e pedagógica, capaz de transformar conteúdos densos em mensagens compreensíveis e engajadoras, revelado-se uma ferramenta poderosa e estratégica para a mediação entre ciência e sociedade, servindo como uma ponte entre a complexidade dos saberes científicos e a leveza da comunicação cotidiana. (RAMOS; PIASSA, 2015). Quando associado a elementos culturais populares, como memes, bordões e referências midiáticas, contribui para o surgimento de novas formas de apropriação, autoria e circulação de saberes científicos.

    A cultura dos memes, é caracterizada pela replicabilidade e pela adaptação criativa de ideias em formatos visualmente impactantes. Na divulgação científica, os memes cumprem papel informativo e crítico, promovendo o envolvimento do público com temas que, à primeira vista, poderiam parecer distantes ou técnicos demais.

    Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar a nossa experiència com o uso do humor como eixo comunicacional do projeto de extensão “Parasitologia Hoje”, observando a forma como artes, memes e quadros criativos são utilizados no Instagram para abordar temas da Parasitologia e da educação em saúde, dialogando com diferentes públicos por meio de uma linguagem contemporânea, acessível e engajadora.

     

    METODOLOGIA

     

    Os conteúdos digitais do projeto são produzidos principalmente com as ferramentas Canva e CapCut, e publicados no perfil do projeto no Instagram (@parasitologiahoje). A equipe é composta por docentes e discentes de diferentes cursos da Universidade Federal Fluminense, atuando de forma colaborativa e interdisciplinar.

    A dinâmica de produção envolve a publicação de pelo menos duas postagens semanais: uma com linguagem mais técnica e informativa; e outra com abordagem humorística. As reuniões quinzenais da equipe têm como foco o planejamento de quais conteúdos serão abordados e a escolha das estratégias de comunicação para estes, considerando as tendências das redes e atualidades da saúde pública.

    Na construção das postagens humorísticas, são selecionados vídeos, áudios, memes e imagens em alta circulação no momento, os quais são adaptados para se relacionarem a temas da Parasitologia, com elementos do cotidiano, cultura pop e artes. Para mensurar o alcance e o engajamento das publicações, utilizou-se a ferramenta Meta Business Suite, que permite a análise de métricas como visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos.

     

    RESULTADOS E DISCUSSÃODesde o início do projeto, já foram produzidas mais de 500 publicações, sendo 45 apenas em 2025 (até o momento da submissão deste resumo), das quais 17 adotaram o humor como principal recurso. As análises apontam que as postagens humorísticas geraram maior engajamento do público: entre as cinco publicações mais visualizadas do ano (com alcance entre 2.510 e 5.019 visualizações), quatro utilizaram linguagem humorística e obtiveram entre 107 e 146 curtidas, havendo também maior número compartilhamentos e comentários (todos positivos).

     

    As postagens mais populares incluem a associação de parasitos a signos do zodíaco, personagens de filmes, memes e situações do cotidiano. Essa abordagem lúdica e culturalmente situada tem se mostrado eficaz para despertar a curiosidade de públicos que, muitas vezes, não possuem contato prévio com a ciência ou com o ambiente acadêmico.

    Tais resultados confirmam a hipótese de que a ciência pode (e deve) dialogar com linguagens e estéticas do tempo presente, especialmente para combater desinformação e promover alfabetização científica.

     

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    O uso do humor na divulgação científica, como proposto pelo projeto “Parasitologia Hoje”, tem se mostrado uma estratégia eficaz para ampliar o alcance da ciência, promover educação em saúde e democratizar o acesso ao conhecimento. Ao integrar elementos culturais, linguagem acessível e formatos digitais, o projeto fortalece o diálogo entre universidade e sociedade, contribuindo para a construção de uma ciência mais participativa, inclusiva e próxima do cotidiano das pessoas.

    Agradecimento à PROEX-UFF pelo apoio financeiro na forma de bolsas aos estudantes do projeto.

     
  • Palavras-chave
  • Memes, Mídias sociais, Educação em saúde
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
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