A IMAGEM EM MOVIMENTO: PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO ESTRATÉGIA DE RECRIAÇÃO, RECAPITULAÇÃO E PROPAGANDA DE ATIVIDADES DE CULTURA OCEÂNICA

  • Autor
  • Bernardo Decat Weinschutz
  • Co-autores
  • Antônio da Costa Pedrosa Martins , Edson Pereira da Silva
  • Resumo
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    O filme tem servido como elemento educativo e motivador da curiosidade de alunos (King, 1999), gravações de aulas para seleção de episódios de ensino (Carvalho, 1996) e, mais recentemente, é a discussão de aspectos estético-pedagógicos que tem ganhado terreno na análise de materiais educativos para uso nas salas de aula (Rezende & Struchiner, 2009). Um campo de pesquisa e intervenção social que pode se beneficiar da utilização da imagem em movimento é a Cultura Oceânica (em inglês, ocean literacy) (Silva et al., 2024), um movimento iniciado em 2002 nos Estados Unidos que começou com a preocupação de pesquisadores de ciências do mar e professores sobre quais conteúdos deveriam integrar o currículo escolar para que as pessoas pudessem agir de maneira informada e responsável sobre o uso do oceano e seus recursos (Pazoto et al., 2023). Neste trabalho é apresentada a experiência de produção, exibição e divulgação de um vídeo relacionado a atividades de Cultura Oceânica promovidas em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro.

    A metodologia aplicada na produção incluiu uma primeira seleção das imagens/vídeos produzidas durante as atividades, discussão no grupo de pesquisa desse material, a montagem, a composição e arranjo da trilha sonora original e finalização. Para criação dos vídeos foram usados os softwares GIMP (edição das imagens), Inkscape (criação e manipulação de imagens vetoriais) e Kdenlive (edição e montagem final). Para produção da trilha sonora foram utilizados o software Logic Pro X (gravação, edição de áudio e mixagem) e a database Apple Loops Utility (samples percussivos e timbres).

    Até o momento foi produzido o vídeo “Lixo Zero nas Lagoas” (3’30’’) que mostra a visita de alunos de Ensino Fundamental II às Lagoas de Maricá, Itaipu e Rodrigo de Freitas. O vídeo foi editado visando atribuir movimento e dinamismo ao material produzido durante as saídas de campo (composto majoritariamente por imagens estáticas). A trilha sonora foi criada visando produzir músicas simples, cíclicas e objetivas que apelassem ao público infantil e adulto igualmente e, ao mesmo tempo, evitando a repetitividade. O vídeo foi postado no site do projeto Onda Cultural (https://ondaculturalnaescola.com.br/) na internet. Foram editados ainda 3 “cortes” (trechos menores em orientação vertical para postagem nas redes sociais do projeto).

    A produção e exibição do vídeo em Cultura Oceânica foram feitas com objetivo triplo. Primeiramente a “recriação” da experiência vivida pelos alunos em imagem em movimento como modo de marcar, sublinhar, ressaltar e enquadrar realidade concreta dando a ela novas perspectivas. O segundo aspecto foi a recapitulação, processo no qual os alunos pudem reexaminar as suas experiências de modo a promover o comentário avaliativo e crítico. Por fim, a propaganda que teve o objetivo de mobilizar emoções provocando ação, seja dos alunos seja da assistência que não viveu a experiência.

    O vídeo produzido enquadrou a atividade realizada em um formato dinâmico e criativo, com uma identidade visual e sonora única e consistente ao projeto. No futuro, mais vídeos serão produzidos, buscando apresentar outras atividades e abordar diferentes temas relacionados à Cultura Oceânica, destacando a natureza investigativa deste projeto que, em cada produção, pretende usar a experiência adquirida para o desenvolvimento e aprimoramento dos próximos vídeos.

  • Palavras-chave
  • Recursos Audiovisuais, Cultura Oceânica, Intertextualidade
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
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