INTRODUÇÃO: A prática da enfermagem no ambiente hospitalar exige, além da assistência técnica, um olhar atento às necessidades educativas dos usuários e seus familiares e a forma como transmitir as informações. Isso exige que o profissional possua a capacidade de transmitir o seu conhecimento adaptado às necessidades e as peculiaridades de seu público, para com isso produzir uma educação em saúde no ambiente intra hospitalar verdadeiramente efetiva. A higienização das mãos se configura como a medida considerada mais simples para prevenir a propagação das Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde - IRAS, de modo tal que desde 2005 a Organização Mundial da Saúde vem propondo incentivos para a prática da higienização das mãos nos ambientes hospitalares. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada por residentes de enfermagem em um hospital federal do Rio de Janeiro, relacionada à prática da educação em saúde com acompanhantes e visitantes dos setores de internação após observação de suas práticas inadequadas diante de pacientes com precaução de contato para bactérias multirresistentes, como a Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), utilizando tecnologias educacionais como forma de intervenção na comunicação. METODOLOGIA: Intervenção realizada através da abordagem feita pelos residentes de enfermagem aos acompanhantes e visitantes dos pacientes internados no Hospital Federal de Bonsucesso na cidade do Rio de Janeiro, durante a Semana de Enfermagem em maio de 2025. Para tal abordagem foi utilizada uma ferramenta educacional no formato de folder, confeccionado com o intuito de ter uma linguagem clara, objetiva e acessível para o público alvo contendo informações sobre o que é a precaução de contato e a importância da higiene das mãos, bem como as etapas de lavagem das mãos e os riscos do compartilhamento de objetos pessoais como pentes para cabelo, desodorantes e outros itens. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O material construído foi entregue aos familiares durante os horários de visita e disponibilizado nos setores para consultas e entregas posteriores, buscando não apenas informar mas também desmistificar concepções equivocadas frequentemente percebidas entre os acompanhantes e visitantes. Associada a entrega do material impresso as residentes de enfermagem abordaram os acompanhantes e visitantes presentes, promovendo um diálogo breve sobre os temas abordados no material, tirando dúvidas e reforçando a importância da participação ativa de todos na prevenção das infecções hospitalares. Durante as abordagens pôde-se perceber a transmissão das informações científicas de uma forma humanizada, com uma escuta ativa que propiciou momentos de troca e reflexão com os usuários. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ação foi considerada extremamente satisfatória pelas residentes de enfermagem tanto pela devolutiva positiva dos acompanhantes quanto pela oportunidade de promover educação em saúde em um contexto sensível e de grande importância. Além de reforçar a prática baseada em evidências, a atividade permitiu aos residentes o exercício da comunicação em saúde, da empatia e do compromisso com a segurança do paciente. A divulgação científica, nesse contexto, revelou-se uma ferramenta essencial na construção de um cuidado mais consciente e colaborativo, ampliando o alcance das práticas de prevenção além da equipe multiprofissional, integrando também os usuários e seus familiares.
REFERÊNCIAS:
ANACLETO, A.S.C.B. et al. Higienização das mãos e a segurança do paciente: perspectiva dos docentes e universitários. Texto Contexto Enferm., v. 22, n.4, p.901-908, 2013.
HUNGARO, A. R. DE O.; PUGLIESE, A.. Enfoques e abordagens de artigos sobre divulgação científica publicados em periódicos brasileiros . Educação e Pesquisa, v. 50, p. e275685, 2024.
W.H.O. Manual de referência técnica para a higiene das mãos. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/servicosdesaude/prevencao-e-controle-de-infeccao-e-resistencia-microbiana/ManualdeRefernciaTcnica.pdf>. Acesso em 30/07/25.