LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E AUSÊNCIA DE PESSOAS NEGRAS CIENTISTAS
Marinalva de Oliveira Maximo, UEM-PR (doutoranda email: pg404303@uem.br
Teresa Kazuko Teruya, UEM-PR (doutora em Educaçao) tkteruya@uem.br
Neste trabalho procuramos as imagens dos corpos negros contemplados no livro didático de Ciências adotado no 8º ano do Ensino Fundamental, a fim de analisar as representações imagéticas das relações étnico-raciais presentes neste livro didático, na perspectiva Estudos Culturais. Embora a Lei 10.639/2003 represente um marco legal de luta pela igualdade racial, sua implementação nos livros didáticos de Ciências ainda é incipiente e inconsistente. A mera inclusão de imagens de pessoas negras não significa uma educação para descolonizar o currículo e a construção de uma educação antirracista.
Investigamos se os conteúdos contemplados no livro didático de Ciências contribuem para a descolonização do currículo e para a promoção da equidade racial. Adotamos uma metodologia qualitativa e análise documental sobre a representação imagética e afrodiaspórica, utilizando uma abordagem semiótica e discursiva proposta por Stuart Hall.
Os resultados evidenciam que o livro didático selecionado para esta análise, não atende à Lei nº 10.639/2003, pois nos conteúdos sobre a história e cultura afro-brasileira predominam ainda a visão eurocêntrica. Na Contemporaneidade o racismo ambiental se institucionaliza no Brasil, com a instalação de empreendimentos poluentes em áreas habitadas por populações negras e indígenas, sem a devida consulta prévia e informada. (Carneiro, 2017; Ribeiro, 2017). As mudanças climáticas ampliaram as desigualdades socioambientais, tornando as comunidades negras e indígenas mais vulneráveis a eventos climáticos extremos e seus impactos. (Silva, 2019). A luta por justiça ambiental se intensificou com a mobilização de comunidades negras e indígenas contra o racismo ambiental e pela construção de um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável. (Nascimento, 2013; Carneiro, 2017; Ribeiro, 2017). No livro didático, percebemos que as pessoas negras são subrepresentadas e estereotipadas. Ao realizar uma análise cultural das imagens no livro didático “Ciências – Araribá” do 8º ano, do estado do Paraná, notamos a ausência de mulheres e de pessoas negras nas imagens, reforçando a ideia de que a Ciência é um espaço homogêneo e masculino, excluindo outras identidades e experiências. A invisibilidade de mulheres cientistas contribui para desmotivar meninas e mulheres em ingressar nas carreiras científicas, sobretudo de pessoas negras neste espaço. A capa do livro didático, por exemplo, a imagem do astronauta em solo lunar remete à ideia da Ciência como conquista masculina. A análise das representações imagéticas no livro didático, sobre as identidades étnico-raciais no processo de ensino e aprendizagem, evidencia um panorama complexo e multifacetado, permeado por padrões, estereótipos e impactos que moldam a formação de crianças e jovens. As imagens frequentemente retratam a branquitude como norma, reforçando a invisibilidade de outros grupos étnicos e, contribuindo para perpetuar a hegemonia cultural eurocêntrica. Essa centralidade da branquitude marginaliza e desvaloriza as identidades e culturas afro-brasileiras, indígenas entre outros grupos minoritários.
Carneiro, Sueli. Racismo Estrutural e Saúde da Mulher Negra. São Paulo: Editora Letramento, 2017.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Rio de Janeiro: Fator, 1984.
FOUCAULT, Michael. A ordem do discurso. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1999.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993.
GONZALEZ, Lélia. O Racismo e o Sexismo na Cultura Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2011.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução de Daniel Miranda e Willian Oliveira. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2016.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de Fala. São Paulo: Editora Letramento, 2017.
SILVA, Edimilson de Morais. Racismo Ambiental: Uma Abordagem Histórica e Conceitual. Revista Brasileira de Direito Ambiental, v. 24, n. 102, p. 133-159, 2019.
NASCIMENTO, Abdias do. Saúde da População Negra no Brasil: Desigualdades Raciais e o SUS. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.