Neste trabalho, são relatadas experiências vivenciadas nos anos de 2024 e 2025 na utilização de modelos tridimensionais de diversos organismos microscópicos em atividades com estudantes da rede pública de ensino. A Biologia Marinha estuda o ambiente marinho e os organismos vivem no oceano e nos ajuda a desvendar os oceanos trazendo contribuições para áreas da saúde, navegação, descoberta de novas espécies. O planeta é composto por aproximadamente de 70% de água e dessa vasta quantidade de água 98% são formados pelos oceanos. Estudar o ambiente marinho apresenta algumas dificuldades. A realização de coletas para a retirada de organismos de ambientes mais profundos é um desafio por causa da pressão atmosférica. Outros fatores são as temperaturas baixas e a ausência de luz. A captura de organismos microscópicos demanda de equipamentos específicos, como redes de plâncton, barco, garrafas oceanográficas. Para sanar essas questões, dentre outras, foram confeccionados cerca de 40 modelos tridimensionais de diferentes organismos marinhos microscópicos que vêm sendo utilizados para as atividades em Feiras de Ciências, datas comemorativas como o Dia do Meio Ambiente dentre outras. Os organismos mais representativos são microalgas como dinoflagelados, clorofíceas, cocolitoforídeos e diatomáceas. Outros organismos que fazem parte do plâncton marinho como copépodes, quetognatos, larvas de peixes, ciclos de vida de cavalo marinho (reprodução direta) e de caranguejos (reprodução indireta) também são representados. Esses modelos tem sido confeccionados com dimensões variadas, através de técnicas de modelagem em porcelana fria, modelagem em massa de EVA e impressão em 3D. Os resultados alcançados indicam que a compreensão pelos estudantes, participantes de Feiras de Ciências e público leigo acerca de organismos microscópicos marinhos é aumentada com a utilização dos modelos tridimensionais. A apresentação dos diferentes organismos que podem ser encontrados em uma gota, desperta grande curiosidade sobre o mundo microscópico, levando as pessoas a interagirem mais e auxiliando na construção ativa do conhecimento.