APERTE START PARA APRENDER: A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO NA POPULARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA.

  • Autor
  • JULIELE MARIA FERREIRA
  • Co-autores
  • ROBERTA CARVALHO DE SOUZA , Luiz Antônio Botelho Andrade
  • Resumo
  •  

    Este resumo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura com abordagem qualitativa, cujo objetivo é analisar a gamificação como estratégia metodológica para a popularização da educação científica, com foco na inclusão e na democratização do acesso ao conhecimento. Os resultados evidenciam três eixos centrais: superação de barreiras cognitivas, promoção da diversidade e estímulo à autonomia intelectual. A análise culmina na proposição de um framework conceitual para o design de experiências educativas mais equitativas, dialógicas e críticas, alinhadas ao desenvolvimento do letramento científico em contextos sociais amplos e plurais.

     

  • Palavras-chave
  • Gamificação; Educação Científica; Inclusão.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
Voltar Download