O trabalho “Ensino de Paleontologia e Democratização do Conhecimento Científico” propõe a criação e distribuição de materiais didáticos com fósseis e rochas para escolas públicas do Rio de Janeiro, com o objetivo de tornar o ensino de Paleontologia mais acessível e atrativo. Desenvolvido por graduandos em Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o projeto integra o programa de extensão universitária do Laboratório de Paleontologia, coordenado pelo Prof. Dr. Ismar de Souza Carvalho.
A Paleontologia, ao estudar vestígios de vida do passado preservados em rochas, contribui significativamente para o ensino de Ciências ao abordar temas como evolução biológica, transformações ambientais e tempo geológico. No entanto, esse conteúdo ainda é pouco explorado em escolas públicas, principalmente pela falta de materiais apropriados e formação específica de professores.
O projeto reúne amostras de fósseis (como peixes, fragmentos vegetais e coprólitos) e rochas sedimentares, coletadas em campo e organizadas por estudantes da UFRJ. Esses materiais são preparados para facilitar o manuseio em sala de aula, levando em conta resistência física, diversidade visual e valor educativo. A distribuição para as escolas será acompanhada de orientações básicas para professores, visando facilitar a integração dos materiais ao currículo.
Mesmo antes da aplicação direta nas escolas, o projeto já representa um avanço na divulgação científica e no fortalecimento da relação entre universidade e comunidade escolar. Ele promove o acesso ao conhecimento científico em espaços que tradicionalmente têm pouco contato com esse tipo de recurso. A iniciativa busca não apenas enriquecer o ensino de Ciências, mas também despertar nos alunos o interesse pela investigação científica e valorização do patrimônio geológico.