INTRODUÇÃO A divulgação científica tem ganhado cada vez mais espaço como um campo estratégico para o fortalecimento do diálogo entre ciência e sociedade. No entanto, os desafios persistem, principalmente no que diz respeito à acessibilidade das informações produzidas no ambiente acadêmico. A linguagem excessivamente técnica, a ausência de recursos inclusivos e a falta de articulação entre projetos de comunicação científica ainda limitam o alcance do conhecimento produzido nas universidades públicas (Freire, 2021; Ribeiro, 2024). No Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (I.B-UFF), a diversidade de iniciativas voltadas à popularização da ciência revelou a necessidade de integração, visibilidade e qualificação desses esforços. Nesse contexto, surgiu a RedeBioUFF — Rede de Divulgação Científica do I.B-UFF — como uma proposta de articulação entre ações existentes e de criação de novos produtos comunicacionais com foco em acessibilidade (Santos, 2023).
OBJETIVO: fortalecer a divulgação científica no Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (I.B-UFF) por meio da criação e consolidação da RedeBioUFF, articulando iniciativas existentes e desenvolvendo novos produtos comunicacionais acessíveis, com o intuito de ampliar o diálogo entre ciência e sociedade e promover a democratização do conhecimento produzido na universidade pública.
METODOLOGIA A metodologia adotada neste estudo é de natureza qualitativa, fundamentada nos princípios da pesquisa participativa e da pesquisa-ação, com ênfase em práticas colaborativas em rede. A construção e o desenvolvimento da RedeBioUFF basearam-se em três eixos articuladores: 1. Mapeamento e articulação dos projetos existentes: Foram identificadas e analisadas iniciativas de divulgação científica vinculadas aos seis programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). O processo envolveu entrevistas semiestruturadas, análise documental e reuniões com os responsáveis por cada projeto, configurando uma etapa de escuta ativa e de reconhecimento do território institucional (Brandão, 2006; Thiollent, 2011). 2. Desenvolvimento de estrutura colaborativa e digital: Com base nos dados coletados, foi estruturado um site institucional que centraliza informações e dá visibilidade aos projetos participantes. A adesão à Rede ocorreu de forma voluntária e espontânea, fortalecendo a lógica de articulação horizontal típica das metodologias em rede (Castells, 2003). 3. Produção de materiais acessíveis: Foram elaborados os Cadernos de Divulgação Científica e Acessibilidade, com resumos produzidos por alunos da graduação e da pós-graduação, adaptados para linguagem acessível. As versões contemplaram tradução para Libras e gravações em áudio, incorporando recursos de acessibilidade comunicacional em consonância com os princípios da inclusão científica e da democratização do conhecimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO A pesquisa gerou três principais resultados: a) Consolidação da RedeBioUFF: A Rede foi estruturada como um coletivo interdisciplinar de projetos de divulgação científica vinculados ao Instituto de Biologia. Com a criação de uma identidade visual comum e um site oficial, a Rede passou a funcionar como ponto de articulação, promovendo intercâmbio entre pesquisadores, estudantes e profissionais de comunicação. A experiência reforçou a importância da articulação horizontal e da colaboração voluntária como bases sustentáveis para ações de divulgação (Massarani; Moreira; Castelfranchi, 2002). b) Publicação - Cadernos de Divulgação Científica e Acessibilidade: A publicação foi idealizada como instrumento pedagógico e comunicacional. Com resumos de pesquisas em linguagem acessível, os Cadernos oferecem versões em português, Libras e áudio, ampliando a acessibilidade a públicos diversos, especialmente pessoas com deficiência auditiva e visual, e também aquelas com baixo letramento científico (Santos, 2023). O processo de elaboração dos resumos envolveu orientações metodológicas e acompanhamento editorial, promovendo também a formação dos discentes autores. c) Criação do primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Divulgação Científica e Acessibilidade de Niterói: Fruto da parceria entre a RedeBioUFF e a Faculdade Maria Thereza (FAMATH), o curso será oferecido a partir de 2026. Com um corpo docente interdisciplinar, o curso busca formar profissionais capacitados a atuar na interface entre ciência, comunicação e inclusão, com uma abordagem crítica, ética e técnica sobre os desafios da acessibilidade comunicacional na divulgação científica (FAYARD, 1997; LÉVY-LEBLOND, 1994).
CONSIDERAÇÕES FINAIS A experiência da RedeBioUFF demonstra que é possível construir um modelo de divulgação científica integrado, acessível e socialmente comprometido. O foco na acessibilidade comunicacional amplia o alcance do conhecimento científico e reafirma o papel da universidade na promoção da inclusão e na democratização do saber. Os resultados alcançados até o momento evidenciam que a articulação institucional, o uso de linguagem acessível e a produção de materiais com recursos inclusivos constituem estratégias eficazes para aproximar a ciência da sociedade. Ao incorporar, de forma estruturada, os princípios da acessibilidade, a RedeBioUFF contribui para a consolidação de práticas inovadoras e mais equitativas no campo da divulgação científica. A publicação dos Cadernos de Divulgação Científica e Acessibilidade e a criação de um curso de pós graduação inédito no município de Niterói representam avanços significativos na formação, produção e circulação do conhecimento com base na equidade comunicacional. Dessa forma, a RedeBioUFF se configura como uma iniciativa pioneira e replicável, oferecendo um modelo inspirador para outras instituições de ensino e pesquisa comprometidas com uma ciência mais inclusiva e democrática. Agradecimento ao apoio a todo grupo de pesquisa do meu Laboratório – Virologia Molecular e Biotecnologia Marinha da UFF e pelo fomento FAPERJ