MOSTRA CINTÍFICA VIRTUAL: ALTERNATIVA PARA DIVULGAR CIÊNCIA E COMBATER A DESINFORMAÇÃO

  • Autor
  • Sonia Regina Alves Nogueira
  • Co-autores
  • Bruna Dayana Lemos Pinto Ramos , Isabelle Ferraz Rodrigues e Silva , Fernanda Serpa Cardoso , Ana Luisa Amorim Rosin
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO

    Em uma sociedade marcada pelo excesso de informações e circulação de conteúdos sem respaldo científico, torna-se urgente fortalecer estratégias que promovam o pensamento crítico e a alfabetização científica. A desinformação, especialmente sobre temas relacionados à ciência e à saúde, evidencia a necessidade de aproximar a produção acadêmica da população em geral. A divulgação científica, nesse contexto, assume papel central ao tornar acessível o conhecimento construído nas universidades, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com os desafios contemporâneos. Para além de seu impacto social, a divulgação científica também see configura como uma prática formativa na própria universidade, pois, conforme apontam Antunes, Torres e Queiroz (2024), é uma atividade de refinamento intelectual, uma vez que permite que estudantes em formação analisem com mais profundidade os saberes de sua área ao se comunicarem com públicos diversos.

    Nesse sentido, a experiência do grupo de pesquisa interdisciplinar Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências (DIECI UFF) no campo da divulgação científica, através da organização de eventos, ativividades itinerantes e mostras científicas para a educação básica corrobora para a democratização do acesso ao conhecimento científico. Durante a pandemia da COVID-19, o grupo criou novas formas de promover a divulgação científica contrapondo o cenário de desinformação que contagiou o período. Assim, desenvolveu as “Mostras Científicas Virtuais” (MCV), eventos gratuitos e online de divulgação de conhecimentos de diversas áreas ao público infanto-juvenil, visando intensificar o diálogo entre a Educação Básica (EB) e as Universidades, tornando os saberes mais acessíveis.

    METODOLOGIA

    As MCV fazem parte de projetos de extensão universitária de divulgação científica para a EB. A elaboração de cada MCV demandou parceria com professores e pesquisadores de diferentes instituições e áreas, além de um minucioso trabalho de curadoria do DIECI UFF para criação das exposições. As mostras foram disponibilizadas em sites próprios, com domínios registrados e interfaces amigáveis, capazes de hospedar múltiplas exposições com diversos recursos multimídia, desenvolvidos com ferramentas de fácil acesso e uso, com recursos de monitoramento de acessos e identificação de usuários para fins avaliativos e de alcance. Foram realizadas campanhas de divulgação nas redes sociais e com ações presenciais em escolas públicas, como palestras e rodas de conversa, ampliando o contato com o público-alvo. Paralelamente, as exposições da III MCV estão sendo adaptados para os formatos de e-book e audiobook, com o objetivo de garantir maior acessibilidade, inclusão e permanência do material como recurso pedagógico.

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

    Foram desenvolvidas três Mostras Científicas Virtuais DIECI UFF: a I MCV, em 2021, com 15 exposições (https://www.dieci-uff.com/), a II MCV, em 2022, com 14 exposições (https://www.mostracientificadieciuff.com/) e, em 2024, a “III Mostra Científica Virtual - Eu, Mulher e Cientista!!!”, com 15 exposições (https://www.mulherescientistas.com/) dedicadas a evidenciar a relevância de mulheres cientistas, cujos trabalhos e história foram ofuscados pelo machismo científico, incentivando reflexões sobre igualdade de gênero e o interesse para as futuras gerações de mulheres cientistas. As 44 exposições, abrangem as áreas de Ciências Biológicas, da Saúde, Física, Matemática, Química, Literatura, História, Movimentos Sociais e inclusão. Os sites das MCV, acessíveis e interativos, já foram visitados por usuários de todo o país e do exterior, alcançando inúmeros estudantes, professores e o público geral. Devido ao sucesso, as MCV não são mais consideradas apenas eventos de divulgação, tornaram-se plataformas de interação e estudo, que apresentam linguagem acessível e ilustrada e atuam como facilitadoras da aprendizagem por despertar o interesse do público-alvo para diversas áreas da Ciência.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    As exposições científicas virtuais se mostraram estratégias eficazes na promoção da alfabetização científica, especialmente em tempos de desinformação generalizada. Ao integrar divulgação científica e tecnologia, contribuem para aproximar o saber acadêmico da população, formando sujeitos críticos e engajados. Além disso, ao valorizar a atuação das mulheres na ciência, na III MCV, contribui para desconstruir estereótipos de gênero, ampliando o acesso e a representatividade feminina no meio científico. Assim, a continuidade e a ampliação dessas ações se mostram não apenas desejáveis, mas essenciais para a construção de uma sociedade mais equitativa, informada e cientificamente alfabetizada.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    ANTUNES, Jeferson; TORRES, Cícero Magerbio Gomes; DE QUEIROZ, Zuleide Fernandes. Revisão integrativa das estratégias de ensino para formação de cientistas. REVISTA EDUCAÇÃO, PESQUISA E INCLUSÃO, v. 5, n. 1, 2024.

     

  • Palavras-chave
  • divulgação científica, mostra científica virtual, mulher e cientista
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
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