PLANETÁRIO ITINERANTE: UMA PONTE ENTRE AS ESCOLAS E A CIÊNCIA

  • Autor
  • Márcus André Gomes Barbosa
  • Co-autores
  • Rosana dos Santos Pereira
  • Resumo
  • Este relato de experiência apresenta a atuação como planetarista no projeto do Planetário Itinerante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), voltado à democratização do acesso à ciência em escolas públicas e comunidades com pouco contato com atividades científicas. O planetário percorre diversas regiões do Brasil e realiza sessões virtuais, ampliando seu alcance a áreas remotas. Observou-se que, embora muitos estudantes inicialmente apresentem resistência devido à falta de familiaridade com atividades culturais, aqueles que participam vivenciam uma experiência transformadora, ampliando sua percepção sobre a presença da ciência no cotidiano. Mesmo sem memorizar todos os conceitos, os alunos saem com a consciência de que a astronomia existe, é acessível e pode ser estudada e observada, despertando o interesse para futuras aprendizagens. Assim, o planetário itinerante revela-se uma ferramenta eficaz para promover encontros significativos entre ciência e a sociedade.

     

     

  • Palavras-chave
  • Divulgação Científica, Mediação, Itinerância
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
Voltar Download