Este trabalho propõe uma pesquisa que explora o potencial dos podcasts como ferramenta para a divulgação científica. O surgimento e a consolidação dos podcasts como meio de comunicação democrático e inclusivo, impulsionados pelos avanços tecnológicos e pelas transformações sociais da pandemia de Covid-19, destacam seu papel no combate à desinformação e na popularização da ciência no Brasil, onde desafios de linguagem e acesso ainda limitam o debate científico. A metodologia adotada prevê um caráter exploratório e qualitativo, com um componente quantitativo para análise de alcance e engajamento. A primeira etapa, já concluída, consistiu em uma revisão sistemática da literatura sobre podcasts de divulgação científica em bases de dados como Web of Science, Scopus e Scielo, utilizando descritores específicos. A etapa seguinte, a ser desenvolvida, envolverá a produção e avaliação de um episódio piloto de 20 minutos, com um neurocientista abordando o funcionamento do cérebro e sua relação com temas científicos cotidianos. A produção explorará o formato de entrevista, hospedada no Spotify, e a avaliação incluirá métricas de audiência, análise de comentários no Instagram e questionários semiestruturados para coletar a opinião do público-alvo. Espera-se que o trabalho corrobore a hipótese de que os podcasts são um meio eficaz, viável e de baixo custo para a divulgação científica, com potencial para alcançar um público amplo e diversificado, contribuindo para a democratização do conhecimento. Pretende-se, ainda, propor um protocolo de diretrizes para a produção de podcasts científicos, visando adaptar a linguagem sem perda de qualidade, e contribuir socialmente para a formação de uma sociedade mais informada cientificamente. Em um cenário em que a popularização do conhecimento científico é fundamental para uma sociedade participativa e crítica, os podcasts se destacam como veículos cuja simplicidade de produção e a possibilidade de diálogos diretos, favorecem a aproximação entre a academia e o público leigo, impactando positivamente a sociedade e democratizando o saber.