OS JOGOS EDUCATIVOS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDIRCOS E DA SAÚDE AMBIENTAL

  • Autor
  • Helensandra Louredo da Costa
  • Co-autores
  • Aline Angel Varges2 , Rafael Ferreira dos Santos , Karen Loami Lima da Silva , Izabel Christina N. de Palmer Paixão
  • Resumo
  • Resumo:
    A poluição dos rios, agravada pelo crescimento populacional e urbanização desordenada, ameaça a qualidade da água e dos ecossistemas, sendo que cerca de 80% dos efluentes globais são lançados sem tratamento (UNESCO, 2021). Frente a esse cenário, a comunicação científica e práticas educativas tornam-se essenciais para sensibilizar a sociedade sobre a interconexão entre rios e oceanos, em alinhamento com a Década da Ciência Oceânica (2021–2030). Nesse contexto, desenvolveu-se o jogo educativo “Se eu fosse um rio”, testado em cinco escolas do 1º ciclo do Ensino Fundamental em Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Itaboraí (RJ). Baseado em gamificação e jogos cooperativos, o recurso inclui tapete ilustrado, cartas e crachás, promovendo a correta destinação de resíduos em uma dinâmica interativa. O pré-teste demonstrou alta aceitação por crianças e professores, favorecendo engajamento, aprendizagem lúdica e conscientização ambiental. O jogo mostra-se uma ferramenta promissora para estimular competências cognitivas e socioemocionais, fortalecendo a conexão entre ciência, escola e conservação dos corpos hídricos.

  • Palavras-chave
  • divulgação científica; jogos educativos; cultura oceânica.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
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