Catálogo de Laboratórios Online para o Ensino de Ciências da Natureza e Divulgação Científica no Pós-Pandemia

  • Autor
  • RAFAEL FERREIRA DOS SANTOS
  • Co-autores
  • Lucianne Fragel-Madeira
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO

    Com a pandemia de COVID-19 ocorreu a suspensão de aulas e atividades práticas, em especial, na área de Ciências da Natureza e nesse contexto, docentes recorreram às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), como os laboratórios online — que simulam ambientes experimentais virtuais — e os remotos — que permitem operar equipamentos reais via internet. Contudo persistem ainda dificuldades como infraestrutura deficiente, acesso desigual à internet e ausência de instrumentos avaliativos eficazes (Silva Jr. et al., 2024). Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um catálogo de laboratórios online a ser utilizado como suporte de práticas presenciais, híbridas e remotas no ensino pós pandemia.   

    METODOLOGIA

    O catálogo  integra parte da pesquisa de doutorado do autor, já finalizada, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (CAAE: 32464920.0.0000.5243), conforme a Resolução nº 466/12. O catálogo foi desenvolvido considerando qualitativamente as respostas de 102 docentes sobre: (1) as práticas laboratoriais presenciais que não foram adaptadas para o ensino remoto, (2) os critérios considerados mínimos para a adoção de laboratórios virtuais, e (3) as principais dificuldades enfrentadas no uso de recursos tecnológicos como laboratórios e simuladores virtuais. 

     

    A partir dessa análise, foram definidos os critérios de busca e seleção dos recursos a serem incluídos no catálogo utilizando descritores relacionados a laboratórios e simulações virtuais ou online nas áreas da Ciências da Natureza. Para cada opção incluída, foram registrados: custos de aquisição, requisitos técnicos, área de estudo, práticas disponíveis, formas de acesso, grau de imersividade e idiomas disponíveis.

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

     

    O catálogo reúne 122 recursos digitais voltados ao ensino de Biologia Geral, Bioquímica, Genética, Ecologia, Biotecnologia e técnicas laboratoriais clássicas. Entre os destaques está a  plataforma Labster com 62 simulações distribuídas em 17, Biologia Geral, 8, Química, 3, Microbiologia, 2, Fisiologia, 4, Ecologia, 3, Habilidades Científicas Universais, 12, Biologia Celular e Molecular, 5, Evolução, 1, Botânica, 5, Genética e 2, manipulação de equipamentos laboratoriais, Virtual Microscope, ChemCollective e o Laboratório Virtual de Biotecnologia, disponibilizando simulações interativas e recursos didáticos diversos, ainda que a maioria exija pagamento e os recursos gratuitos sejam limitados.

     

    Os dados da pesquisa indicam que a maioria dos docentes manteve práticas pedagógicas tradicionais durante o ensino remoto, utilizando majoritariamente ferramentas como vídeos e plataformas do Google. Esse cenário contrasta com estudos de Bezerra et al. (2021) que evidenciou maior diversidade no uso de tecnologias durante o período analisado entretanto, persistem desafios como acesso desigual às TICs, dificuldades técnicas, limitações metodológicas e carência de formação continuada  (Farage, 2021; Silva Jr. et al., 2024).

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

     

    Além de apoiar o ensino, os laboratórios online demonstram potencial para a divulgação científica, ao promoverem o acesso interativo ao conhecimento e aproximarem a ciência da sociedade. Tais recursos se revelam especialmente relevantes no cenário híbrido e digital do pós-pandemia.

     
  • Palavras-chave
  • laboratórios online, catálogo virtual, práticas científicas, ciências da natureza, divulgação científica
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
Voltar Download