O enfrentamento das mudanças climáticas em territórios periféricos brasileiros exige abordagens transdisciplinares que articulem saúde, ambiente, raça, gênero e justiça social. No curso PRODIGIAS (IOC–Fiocruz), fui apresentada aos princípios da Promoção da Saúde e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os que tratam de saúde, equidade, educação e ação climática. Esse percurso fortaleceu reflexões iniciadas no curso Manas: Jovens Lideranças por Justiça Climática (Instituto Decodifica), no qual tive meu primeiro contato com os conceitos de Justiça Climática e Racismo Ambiental. A partir dessa formação, desenvolvi o projeto Cria do Clima, que visa popularizar o conhecimento científico e ambiental em linguagem acessível, por meio de abordagens educativas e artísticas voltadas à comunidade da Maré – região marcada por vulnerabilidades socioambientais agravadas pelas mudanças climáticas e negligência estrutural (Schwartz, 2016). Com isso, ingressei como bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Inovações, Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB/Fiocruz), atuando em projetos que unem arte, ciência e território, com foco em educação popular e sensibilização comunitária sobre arboviroses e desigualdades ambientais.