CIÊNCIA OU CONSEQUÊNCIA: UM JOGO PARA DIVULGAR E POPULARIZAR A CIÊNCIA

  • Autor
  • Bernardo dos Reis Guedes Seabra
  • Co-autores
  • Ana Beatriz Miranda Valentin , Matheus Duarte Gouveia de Souza , Juliana Cortez
  • Resumo
  • A gamificação estabeleceu-se como uma abordagem eficaz para a comunicação científica, promovendo experiências de aprendizado interativas e envolventes. Este estudo apresenta o desenvolvimento e a aplicação do jogo "Ciência ou Consequência", que combina elementos lúdicos e tecnológicos para facilitar a popularização da ciência. O jogo foi desenvolvido no âmbito do projeto de extensão "Despertar para a Ciência", utilizando o microcontrolador Arduino para criar um sistema interativo com botões e luzes. A metodologia abrangeu três etapas: desenvolvimento do dispositivo, planejamento da estrutura do jogo e aplicação prática. O jogo foi implementado em diversos eventos, como feiras, recepções e ações comunitárias, alcançando públicos diversos e despertando o interesse pela ciência de forma acessível e inclusiva. Os resultados demonstraram um maior engajamento dos participantes e a eficácia do jogo na promoção da comunicação científica.

  • Palavras-chave
  • Gamificação, Divulgação Científica, Educação
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Divulgação científica
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