ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A FORMAÇÃO E PERFIL DO EGRESSO

  • Autor
  • Adelice Minetto
  • Co-autores
  • Salli Baggenstoss , Ana Maria de Lima , Camyla Piran
  • Resumo
  • A discussão sobre a formação do administrador e seu alinhamento com o mercado onde atuará é recorrente no ensino de Administração. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar as publicações quanto à formação profissional frente ao perfil demandando.  A metodologia envolveu revisão sistemática, com buscas simples na base de dados Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), pelos termos “formação do administrador” e “perfil do administrador”, por documento “artigo” e área de conhecimento “administração”. A partir dos descritores citados, foram localizados 15 artigos considerados relevantes e utilizados neste estudo. Entre os principais resultados encontrados nos estudos, observou-se que conteúdos como marketing social, inovação, sustentabilidade e educação ambiental, além da Iniciação Científica (IC) são temas que contribuem para a formação, no entanto estão ausentes em alguns currículos. Também foi identificada a falta de incentivos para o desenvolvimento de competências empreendedoras e que demandas empresariais não são comtempladas na formação do Administrador, ou seja, fala-se na formação profissional para atender a o perfil que o mercado requer, no entanto, há carência de publicações com esse escopo. 

  • Palavras-chave
  • Administrador. Formação. Perfil. Egresso.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)