A discussão sobre a formação do administrador e seu alinhamento com o mercado onde atuará é recorrente no ensino de Administração. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar as publicações quanto à formação profissional frente ao perfil demandando. A metodologia envolveu revisão sistemática, com buscas simples na base de dados Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), pelos termos “formação do administrador” e “perfil do administrador”, por documento “artigo” e área de conhecimento “administração”. A partir dos descritores citados, foram localizados 15 artigos considerados relevantes e utilizados neste estudo. Entre os principais resultados encontrados nos estudos, observou-se que conteúdos como marketing social, inovação, sustentabilidade e educação ambiental, além da Iniciação Científica (IC) são temas que contribuem para a formação, no entanto estão ausentes em alguns currículos. Também foi identificada a falta de incentivos para o desenvolvimento de competências empreendedoras e que demandas empresariais não são comtempladas na formação do Administrador, ou seja, fala-se na formação profissional para atender a o perfil que o mercado requer, no entanto, há carência de publicações com esse escopo.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)