EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE 2010 A 2019

  • Autor
  • CARLA PATRÍCIA DE SOUSA SILVA
  • Co-autores
  • LAURA BATISTA ALMEIDA
  • Resumo
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    A revisão da literatura representa parte significativa em qualquer pesquisa. Por outro lado, não obstante sua relevância, muitas revisões com o propósito de coletar literaturas importantes relativizam o rigor científico, comprometendo uma análise mais apurada do campo sob investigação. Visando a enfrentar este desafio, o presente estudo se apoiou na bibliometria, cuja técnica está aportada em recursos técnicos e princípios científicos, com o propósito de mensurar a contribuição do conhecimento científico em determinada área. A proposta é que os indicadores retratem o comportamento da produção científica em um campo e, neste aspecto, o presente estudo intenciona descrever a produção científica na área do empreendedorismo feminino no período de 2010 a 2019, tomando como referência os periódicos de base territorial nacional, certificados a partir da consulta à Plataforma ISSN – International Standard Serial Number, analisando todos as revistas na base da Plataforma Sucupira (QUALIS/CAPES), nos estratos A1, A2, B1 e B2, considerando a classificação dos periódicos no quadriênio 2013-2016. A coleta de campo permitiu colecionar 1.487 periódicos nos quatro estratos determinados, sendo possível relacionar 472 revistas de base territorial nacional, tendo sido identificado que apenas 35 deste total publicaram entre 2010 e 2019 estudos envolvendo o empreendedorismo feminino. A lista de pesquisadores que desenvolveram os estudos é vasta, porém, os autores de maior profusão na publicação de estudos na área são Hilka Pelizza Vier Machado (10 publicações), Rivanda Meira Teixeira (9), Lea Cristina Silva Bomfim e Marcos Ferreira Jesus, cada um com 3 publicações. Conclui-se que, embora tenha havido crescimento no número de publicações entre 2016 e 2019, há necessidade de ampliação das pesquisas relacionadas ao gênero feminino atuando no campo do empreendedorismo, visando a desvelar novas perspectivas que as mulheres, com a singular sensibilidade e a preciosa percepção que tão bem as designa, podem proporcionar no fortalecimento da economia nacional.

     

  • Palavras-chave
  • Empreendedorismo Feminino. Gênero. Produção Nacional. Bibliometria.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Empreendedorismo, startups e inovação
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Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)