Neste artigo, partimos de uma discussão epistemológica visando contribuir para a caracterização e compreensão do fenômeno da literatura pop-management, literatura caracterizada pela publicação de revistas e livros de consumo rápido, produzidos pela mídia de negócios. Nosso objetivo é apresentar que tais publicações apresentam aos seus leitores simplificações úteis de pensamentos complexos construídos e constituídos pelas transformações sócio-históricas. Para tanto trazemos luz a contenda sobre o empreendedorismo e suas histórias recheadas de empreendedores com superpoderes, onde basta que o sujeito tenha tais características, este estará fadado ao sucesso. Ou seja, tal literatura tem em seu cerne uma linguagem ingênua e romantizada sobre o fato de se empreender nos negócios, e isso traz seus avanços na popularização e legitimação da cultura do management. Para isto, utilizamos uma análise do Portal Revista EXAME.com para assim, demonstrar de que forma ocorre a diminuição da tensão do mundo capitalista que mascara as dificuldades reais desse sistema e romantiza alguns feitos para criar um discurso que encanta, e nesse âmbito, as histórias dos derrotados é negligenciada.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)