O ano de 2020 foi marcado pela disseminação do coronavirus (COVID-19). No Brasil e no mundo as mudanças afetaram a dinâmica social e trouxeram imensos desafios para todos os setores, em especial à educação. A partir desse cenário, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) publicou em 17 de março de 2020 a portaria n°343 em que legitima a substituição das aulas presenciais por formatos de ensino à distância (EAD), de maneira remota por meios online, permitindo as instituições traçar estratégias de ensino remoto. O presente estudo possui como objetivo estudar qual foi a percepção dos discentes sobre as mudanças e impactos gerados a partir da adoção do ensino remoto emergencial (ERE) e identificar qual a repercussão das novas metodologias aplicadas pelo corpo docente durante a pandemia. Direcionou-se à situação deflagrada nos cursos de Administração, Ciências Econômica e Ciências Contábeis da UNEMAT - campus de SINOP, o qual formou o universo da pesquisa por comporem a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). A metodologia abordada foi de caráter exploratório e descritivo com a perspectiva qualitative. Como resultados, levantou-se dentro deste universo que a IES conseguiu atender de constituição satisfatória as demandas dos discentes decorrentes do ensino remoto. Contudo, 63% dos discentes entendem que o ensino perdeu qualidade se comparado ao ensino presencial. Foi apontado ainda que somente algumas matérias aplicaram metodologias adequadas suficiente para transmitir de maneira satisfatória e didática os conteúdos. Esses resultados estabelecem uma melhor compreensão da visão dos discentes sobre o ensino remoto, com intuito de contribuir com a discussão de estratégias que proporcionem melhorias.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)