A indústria do esporte vem crescendo ao longo das últimas décadas, tornando-se um dos mercados mais atraentes para se investir e lucrar em todo mundo. Atualmente, os clubes do futebol brasileiro trabalham apoiados nos princípios e fundamentos do marketing esportivo, e encontraram no conceito do Match Day uma forma para potencializar suas receitas, incentivando seus torcedores a um maior consumo de bens, serviços e experiências durante as suas partidas. Diante dessa realidade, o objetivo geral do presente estudo é identificar como é a jornada de compra dos torcedores dos clubes cearenses em dias de jogos de futebol. O estudo foi realizado com torcedores dos principais clubes do futebol cearense, Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube e Ferroviário Atlético Clube. A pesquisa utilizou uma amostra de natureza não probabilística por conveniência de 199 torcedores do gênero feminino e masculino. Após a análise dos resultados, verificou-se que dentre os motivos que fazem os torcedores cearenses irem aos estádios, os mais citados foram ver o jogo de perto e vibrar junto com a torcida, já os que os restringem foram a insegurança e os compromissos particulares. Conclui-se que a maioria dos torcedores cearenses pesquisados são considerados pela literatura como Fanáticos, e que adoção de melhorias nos estádios e em suas proximidades poderão atrair para o Match Day um maior público e uma maior renda, fazendo com que os clubes cearenses possam aumentar os seus investimentos tanto em suas estruturas como em suas equipes.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)