Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa com discentes do curso de Administração de uma instituição de ensino superior particular na Região Metropolitana de Campinas, no contexto de uma disciplina de projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A disciplina de orientação para elaboração do TCC foi ministrada em 2020 através de ensino remoto, durante o período da pandemia do Covid-19, com aulas síncronas, utilizando-se da plataforma digital Canvas. Este estudo teve o objetivo de descrever o desenvolvimento do capítulo introdutório do TCC, considerando as dificuldades da escolha do tema, motivos e formas da escolha e bases de dados empregadas. A metodologia utilizada foi de natureza aplicada, abordagem qualitativa, quantitativa e descritiva e, quanto aos procedimentos, bibliográfica. A pesquisa de dados primários realizada apresenta o resultado em cinco gráficos analisados e interpretados, recomendando técnicas e estratégias para facilitar o aprendizado do aluno. Os resultados demonstram algumas das principais dificuldades encontradas pelos alunos ao elaborar o TCC e o papel do orientador de entender a realidade dos alunos, auxiliando-os no seu desenvolvimento pessoal e na construção do conhecimento, na relevância do tema escolhido, no atendimento a normas e procedimentos que contribuem para avanços na área definida.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)