O estudo enfoca a avaliação do sistema educacional estadual do Ceará como forma de apresentar a gestores e sociedade os resultados aferidos e teve como objetivo investigar, por meio dos contextos, os níveis diferenciados de significância da proficiência das séries finais do ensino médio das escolas públicas estaduais de Caucaia no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), embasado no modelo CIPP (Contexto, Insumo, Processo e Produtos) para avaliação educacional. Para isso tem-se uma pesquisa com uso dos dados oficiais divulgados pela Secretaria de Educação do Ceará da proficiência no SPAECE alcançada pelas escolas estaduais da Caucaia, em língua portuguesa e matemática, no período de 2017 até 2019. Esses dados, para testar a hipótese de pesquisa, foram submetidos a testes estatísticos univariados. De modo geral o conjunto amostral estudado não apontou diferenças significativas no transcorrer dos anos estudados, no entanto os dados apontam que escolas com menor complexidade de gestão escolar e melhores perfis socioeconômicos de discentes, possuem maiores médias proficientes e quantidade de discentes enquadrados nos padrões de desempenho adequado e intermediários do SPAECE.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)