O planejamento estratégico visa assumir padrões decisivos para o direcionamento das atitudes da organização em relação ao seu plano, proporcionando uma visão acerca do futuro da empresa. Essa pesquisa se justifica no sentido de evidenciar a importância de conhecer de quais formas os gestores de pequenas empresas desenvolvem suas atividades. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi o realizar uma análise estratégica de uma pequena empresa do segmento de construção civil localizada na cidade de Presidente Prudente/SP. O método utilizado foi qualitativo, exploratório, com realização de entrevistas com três gestores que ocupam cargos de nível estratégico dentro da organização. A partir dos achados foi observado aspectos a serem melhorados dentro da organização para que esta possa obter melhores resultados tais como: melhorias na comunicação dentro da organização; atendimento aos clientes, manutenção do poder de negociação que a empresa possui com seus fornecedores e percepção de novas tendências de produtos e serviços dentro do segmento que atuam.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)