A meta é uma ferramenta que pode ser usada por qualquer gerência, incluindo a de uma Empresa Júnior (EJ), para desafiar os colaboradores em busca de resultados que sejam benéficos para a empresa. Todavia, há uma linha tênue entre uma meta desafiadora e uma meta estressante. Baseado nisso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar quais são os impactos gerados através do sistema de metas em estudantes que atuam dentro de Empresas Juniores federadas do Rio Grande do Sul. Como objetivos específicos, descrever a percepção dos empresários juniores sobre o sistema de metas; identificar os impactos do sistema de metas nos estudantes colaboradores de empresas juniores; propor ações gerenciais que auxiliem os empresários juniores a trabalharem de maneira saudável com o sistema de metas. A pesquisa é caracterizada como survey, descritiva e de natureza quantitativa. A amostra da pesquisa se caracteriza por uma amostra probabilística e como população a ser pesquisada, optou-se pelos integrantes das Empresas Juniores federadas do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de um questionário e depois de tabulados, a análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva. De acordo com as respostas, 10% (n = 7) dos respondentes identificaram impactos na dimensão física como tendinite, insônia, sono desregulado, problemas físicos, perca de aulas, exaustão física, cansaço; 32% (n = 23) identificaram impactos na dimensão psicológica como ansiedade, insuficiência, depressão, raiva, burnout, estresse, incapacidade, inutilidade; e 47% (n = 34) identificaram impactos na dimensão emocional, como sobrecarga, febre emocional, crises emocionais, agitação, pressão, exaustão emocional, culpa, perca de amizades. Apesar dos impactos negativos, também foi verificado que no geral os empresários juniores se mostram favoráveis ao sistema de metas, sendo que 92% dos empresários (n = 67) afirmam que estipular metas facilita o seu trabalho.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)