MINIMIZAR O TEMPO DE AULA E OTIMIZAR A APRENDIZAGEM: MINI CLASSROOM LEARNING CONCEPT

  • Autor
  • Alexandre Godinho Bertoncello
  • Co-autores
  • Luiz Roberto Darben
  • Resumo
  • As aulas remotas trouxeram grandes desafios para o sistema educacional e fez com que as universidades públicas e privadas buscassem modelos eficientes para continuar os processos de ensino e de aprendizagem. O debate sobre o tempo de duração ideal das aulas remota e a eficácia das propostas ainda não alcançaram um consenso. Este trabalho contribui com o relato de uma experiência de dois modelos diferentes utilizados na mesma turma da Business School Unoeste, em duas matérias de economia; microeconomia no segundo semestre de 2020 e macroeconomia no primeiro semestre de 2021. O método de comparação quantitativa aferiu que melhor ambiente educacional melhora a média das notas, utilizando o modelo de miniaulas e o conceito de pirâmide de aprendizagem. Em percentuais foi possível constatar que a insatisfação discente caiu 11% para 3,4%, concomitantemente houve um aumento da nota média da sala em 10%. Além disso, o percentual de alunos que não atingiu notas superiores ou iguais a 6,0 diminuíram 29%, apontando para uma melhora no Desenho Universal de Aprendizagem.  

  • Palavras-chave
  • Mini aula, Aulas Remotas, Alunos, Ensino, DUA.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
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Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)