As aulas remotas trouxeram grandes desafios para o sistema educacional e fez com que as universidades públicas e privadas buscassem modelos eficientes para continuar os processos de ensino e de aprendizagem. O debate sobre o tempo de duração ideal das aulas remota e a eficácia das propostas ainda não alcançaram um consenso. Este trabalho contribui com o relato de uma experiência de dois modelos diferentes utilizados na mesma turma da Business School Unoeste, em duas matérias de economia; microeconomia no segundo semestre de 2020 e macroeconomia no primeiro semestre de 2021. O método de comparação quantitativa aferiu que melhor ambiente educacional melhora a média das notas, utilizando o modelo de miniaulas e o conceito de pirâmide de aprendizagem. Em percentuais foi possível constatar que a insatisfação discente caiu 11% para 3,4%, concomitantemente houve um aumento da nota média da sala em 10%. Além disso, o percentual de alunos que não atingiu notas superiores ou iguais a 6,0 diminuíram 29%, apontando para uma melhora no Desenho Universal de Aprendizagem.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)