Luz, Câmera, Ação! Uma análise do impacto dos fatores ambientais provocados pela COVID-19 no desempenho acadêmico de estudantes universitários brasileiros

  • Autor
  • Ahmed Sameer El Khatib
  • Resumo
  •  

    O ecossistema acadêmico, que inclui a sala de aula, instalações físicas, climatização, ruídos e temperatura ambiente, é uma variável que afeta o desempenho escolar de estudantes. A pandemia provocada pelo novo coronavírus Sars-CoV-2, causador da atual pandemia de COVID-19, conjugado com o período de quarentena determinaram que os estudantes universitários no Brasil adotassem a modalidade de aulas online ou remotas, o que os obrigou a se adaptarem às novas tecnologias e condições ambientais diferentes das salas de aula em sua universidade. Dessa forma, esse novo ecossistema, que pode aparentemente apresentar vantagens, pode ser desconfortável ??e apresentar impactos adversos no desempenho acadêmico dos alunos. O presente estudo, portanto, tem como objetivo principal determinar o impacto que os níveis de temperatura, ruído e iluminação tem no desempenho acadêmico em estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Para tanto, foi elaborado um questionário, aplicado virtualmente a 310 universitários dos cursos de administração, ciências contábeis e ciências econômicas de universidades públicas brasileiras e construído um modelo de equação estrutural que integra as quatro variáveis ??por meio de três hipóteses, as quais foram validadas estatisticamente pelo método dos mínimos quadrados parciais. Os resultados indicam que a temperatura, ruído e iluminação têm efeitos diretos significativos na variável dependente analisada (desempenho acadêmico) dos estudantes universitários. Como conclusão, obteve-se que as três variáveis independentes (temperatura, ruído e iluminação) têm impacto na sustentabilidade dos estudantes universitários nos cursos analisados.

     

  • Palavras-chave
  • COVID-19; Desempenho Universitário; Fatores Ambientais; Aulas Online.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
Voltar Download
  • Administração pública, governo e terceiro setor
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Estratégia
  • Estudos organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística
  • Gestão socioambiental
  • Administração da Informação

Comissão Científica

Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)

Maria Carolina Conejero (FEI)