Em 2010, com o fim da exclusividade das bandeiras de cartão de crédito, o mercado de meios de pagamentos eletrônicos ou adquirentes, sofreu mudanças que favoreceram a competição no setor. Essa instabilidade fez com que muitas empresas buscassem soluções para manter o market share, incluindo a substituição de metodologias tradicionais por metodologias mais ágeis de gerenciamento de projetos. O propósito desse artigo é analisar como uma empresa de grande porte do setor de meios de pagamentos eletrônicos no Brasil é afetada pelas barreiras identificadas na implementação da metodologia ágil Scrum. Foi desenvolvido um estudo de caso único com base em entrevistas semiestruturadas com diferentes representantes dentro da empresa, além de uma survey onde os dados coletados foram posteriormente confrontados com as informações das entrevistas. Os resultados obtidos apontaram a cultura organizacional, a falta de participação dos clientes e o estilo de gestão controlador, como as maiores barreiras enfrentadas pela empresa na adoção do Scrum. Também foi possível identificar os esforços da empresa para contornar tais barreiras como, por exemplo, a criação de comunidades ágeis e a aproximação da área negocial e tecnológica, buscando desenvolver soluções conjuntas e efetivas para atender à demanda do mercado.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)