O presente trabalho trata da plataforma E-marketplace e aborda o conceito, as potencialidades e exemplos de uso na esfera privada e também na pública. Quanto à utilização do E-marketplace público, é forçoso mencionar que, como exemplo consta no presente trabalho, a utilização da plataforma é feita pelo governo indiano, haja vista que o E-marketplace público ainda não foi implantado no Brasil. Visando a implantação da plataforma, é realizado um estreitamento com o setor público, fazendo assim uma análise quanto aos potenciais benefícios para as compras públicas na UNISLZ. Para iniciar o estudo, foi realizada uma análise quanto à situação das aquisições e contratações públicas nos anos de 2016-2020 da UNISLZ. Os dados obtidos foram usados para a realização de um comparativo quanto às modalidades licitatórias usadas, tempo gasto desde a autuação do processo administrativo até a possível contratação, e foi verificado também a quantidade de licitações revogadas, fracassadas e desertas. Destarte, este artigo tem por objetivo identificar contribuições que podem vir através do uso da plataforma E-marketplace na UNISLZ. Para a realização deste, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, descritiva, documental e estudo de caso. Os resultados obtidos apontam potenciais contribuições na implantação da plataforma, tanto para quem compra, quanto para quem vende, e a instituição teria um processo de aquisição mais enxuto, célere e menos prejuízos para a administração pública.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)