Junto com o crescimento da internet veio o advento do marketing digital, modificando o comportamento do consumidor. Dessa maneira, as organizações estão saindo do mercado tradicional e migrando para o digital. Com isso, a presente pesquisa objetivou verificar como os consumidores são influenciados em suas decisões de compra, pelo marketing nos ambientes digitais em tempos de pandemia. Para isso, teve os seguintes objetivos específicos: a identificação das ferramentas digitais que podem ser utilizadas pelas empresas em suas comunicações digitais; apontar como os 8ps do marketing digital podem ser utilizados; analisar como os consumidores reagem a comunicação de marketing nos ambientes digitais em tempos de pandemia. Dessa forma, esse estudo teve uma metodologia de natureza básica com objetivo descritivo, utilizando de abordagem quantitativa, com o intuito de responder a problemática da pesquisa, utilizou-se uma pesquisa de opinião com formulário online. A pesquisa concluiu que a maioria das pessoas utilizam as redes sociais quando querem conhecer algum produto e/ou serviço nessa pandemia. Além disso, a maioria respondeu que se sente influenciado por alguma ferramenta digital no momento de realizar suas compras. Também foi verificado, nesse período pandêmico, que as pessoas preferem fazer suas compras de forma online e a maioria dos consumidores realizam suas compras no site da empresa ou via WhatsApp. A partir disso, o estudo concluiu-se que as ferramentas de marketing digital possuem grandes influências no processo de decisão de compra dos consumidores.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)