Partindo do pressuposto que mensurar as ações institucionais com o uso de uma ferramenta de mensuração e avaliação da sustentabilidade se faz cada vez mais necessário e fundamental nas Instituições de Ensino Superior, o presente artigo visa analisar as ações institucionais, da área planejamento e administração, em prol da sustentabilidade por meio da aplicação da ferramenta Sustainability Tracking, Assessment and Rating System (STARS). Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática, na qual se buscou construir um quadro teórico sobre a aplicação da ferramenta STARS em Instituições de Ensino Superior. A escolha da ferramenta deu-se em virtude da sua maior incidência nas pesquisas em universidades com vistas à sustentabilidade, e ainda, pelo fato de diversos autores a indicarem como a mais adequada para mensuração da sustentabilidade na maioria das Instituições de Ensino Superior. A partir disso, realizou-se um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior Brasileira, por meio do cotejamento das ações institucionais da área de planejamento e administração, em prol da sustentabilidade, à ferramenta STARS. Foi possível, com entrevistas semiestruturada e levantamento documental, com posterior análise de conteúdo e análise interpretativa dos resultados, analisar o alinhamento das ações à categoria da ferramenta STARS e identificar diretrizes para nortear as ações institucionais da IES. Pode-se observar que, mesmo não mensurando suas ações por meio da ferramenta STARS, a instituição possui plenas condições para tal, tendo em vista que muitas subcategorias são levadas em consideração no que diz respeito à sustentabilidade.
Comissão Científica
Manolita Correia Lima (ESPM)
Marcelo Rocha e Silva Zorovich (ESPM)
Fabiano Rodrigues (ESPM)
Maria Carolina Conejero (FEI)